Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 14 de julho de 1995

Reunião de 14 de julho de 1995

1. Uniformização do conhecimento dos membros do Comitê sobre o atual estágio da ampliação do "backbone" da RNP para atender aplicações comerciais. As iniciativas tomadas até o momento estão de acordo com o calendário anunciado pelos Centros de Informação da RNP.

2. Definição da sistemática de funcionamento do Comitê e criação da função de secretário executivo. O Professor Carlos J. P. Lucena foi designado secretário executivo pelo coordenador do Comitê, Secretário Ivan Moura Campos.

3. Foram inicialmente formalizados os seguintes Grupos de Trabalho para apoio ao Comitê Gestor:

1 - Informações
Resp: Tadao Takahashi (RNP)


Coleta/geração, organização e disseminação de informações gerais sobre redes, incluindo descrição de serviços, diretórios de usuários, instituições, ferramentas, guias para usuários e implementadores de redes, etc..

2 - Economia
Resp: José Carlos Cavalcanti (UFPe)


Modelagem de sistemas de infra-estrutura e de serviços de redes Internet no mundo, análise detalhada de aspectos econômicos de alternativas de implantação e exploração de serviços Internet no país, e proposição de mecanismos de contabilidade e cobrança em redes heterogêneas com alta demanda.

3 - Pesquisa e Desenvolvimento
Resp: José A. Suruagy Monteiro (LARC)


Organização, indução, financiamento, coordenação e execução de programas de pesquisa e desenvolvimento em temas avançados de redes e de aplicações de redes, visando gerar tecnologia para sustentar a evolução continuada dos serviços Internet no Brasil.

4 - Aplicações
Resp: Leonardo Lazarte (UnB)


Estudos prospectivos, organização e sistematização de cenário de aplicações de redes no país, em áreas estratégicas, para subsidiar planos abrangentes e de alcance nacional. Em complemento, seleção/concepção e apoio/execução de mini projetos de demonstração de redes com potencial estratégico.

5 - Desenvolvimento Social
Resp: Carlos Alberto Afonso (Ibase)


Seleção/concepção de iniciativas de uso de redes no Brasil para fins sociais. Em particular, estudos prospectivos sobre impacto social de redes, organização e fomento de "freenets", e apoio `a implantação de redes interligando municípios no país.

6 - Treinamento
Resp: Newton Faller (UFRJ)


Organização e implantação de modelo de treinamento intensivo em redes no país, visando capacitar a curto prazo centenas de técnicos através de ação direta, e fomentando essa atividade como negócio atraente para empresas privadas no Brasil.

7 - Articulação com a Sociedade
Resp: Carlos Vogt (Uniemp)


Organização e execução de atividades de articulação do Comitê Gestor com entidades públicas e privadas que têm algum interesse na Internet, como provedores de serviços, financiadores de atividades, usuários, orgãos da imprensa, etc..

8 - Desenvolvimento Industrial
Resp: Nelson Peixoto Freire (Abinee)


Estudos e proposição de aplicações de redes que tenham importância estratégica para o desenvolvimento econômico e industrial do país.