Perfis dos membros atuais do CGI.br

Representantes do Setor Governamental
Foto MARCIO NOBRE MIGON

MARCIO NOBRE MIGON

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Titular
Indicado em agosto de 2020

Funcionário concursado de carreira do BNDES desde 2002, formou-se conselheiro de administração na 91ª Turma do IBGC, depois de ocupar por mais de quinze anos cargo executivo. Participou das negociações do Entendimento Setorial Aeronáutico (2007), junto à OCDE. Entre 2010 e 2019 foi Chefe de Departamento de financiamento global da Embraer (aeronaves comerciais, executivas e de defesa) e das empresas da Base Industrial de Defesa. Atualmente é assessor especial do Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovações. É graduado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (São José dos Campos, 1993) e mestre em Engenharia de Produção (M.Sc.) pela COPPE/UFRJ (Rio de Janeiro, 2000).

Foto HEITOR FREIRE DE ABREU

HEITOR FREIRE DE ABREU

Casa Civil da Presidência da República

Titular
Indicado em abril de 2020

Doutorado em Ciências Militares na área de Logística Militar Terrestre pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), MBA em Logística Empresarial pela FGV-RJ, bacharel em Ciências Militares e Administração, e com cursos na área de Logística da ONU. Encontra-se cursando pós-graduação em Segurança da Informação. Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, diretor e comandante da Escola de Instrução Especializada, professor de pós-graduação na Universidade Católica de Jaraguá do Sul/SC e Joinville/SC. Trabalhou na Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT) e participou de duas missões da ONU no exterior. Possui diversos artigos publicados, inclusive em revistas de renome na área de logística, como a Mundo Logística.

Foto MAXIMILIANO SALVADORI MARTINHÃO

MAXIMILIANO SALVADORI MARTINHÃO

Ministério das Comunicações

Titular
Indicado em agosto de 2020, integrante desde março de 2013

Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí (MG), mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde, no Reino Unido e advogado formado no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Desde 2005 é titular de cargo efetivo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já ocupou outras posições gerenciais e de assessoria na Anatel e atuou como engenheiro de Planejamento do Sistema Telebrás.

Foto FRANSELMO ARAÚJO COSTA

FRANSELMO ARAÚJO COSTA

Ministério da Defesa

Titular
Indicado em dezembro de 2016

Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, atualmente ocupa o cargo de Secretário de Organização Institucional do Ministério da Defesa. Graduado em economia, com pós-graduação em economia do setor público pela FGV de Brasília, e em economia aplicada pela George Washington University – GWU. Participação efetiva na implementação da “Lei de Responsabilidade Fiscal” no Brasil, especialmente nos assuntos relacionados a orçamento. Ocupou vários cargos no Poder Executivo Federal, dentre os quais, Secretário-adjunto da Secretaria de Orçamento Federal – SOF, Assessor Especial do Ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, Diretor da Área Econômica da SOF e Diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento. É membro titular dos conselhos de administração das empresas HEMOBRÁS e AMAZUL. Pertence ao quadro de consultores do Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional – FMI, tendo participado de algumas missões em países africanos.

RAFAEL HENRIQUE RODRIGUES MOREIRA

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Atualmente incorporado ao Ministério da Economia)

Titular
Indicado em agosto de 2018

Foto LUIS FELIPE SALIN MONTEIRO

LUIS FELIPE SALIN MONTEIRO

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Atualmente Ministério da Economia)

Titular
Indicado em maio de 2018

Luis Felipe Salin Monteiro é servidor da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento e atual Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, responsável por realizar a transformação digital do governo federal, promovendo a oferta e a qualidade dos serviços públicos ao cidadão brasileiro. Anteriormente, como Diretor de Modernização, iniciou o movimento de inovação no setor público, com a criação da Rede InovaGov.
Mestre em gestão de tecnologia da informação pela Universidade Católica de Brasília e pela Fundação Getúlio Vargas, tem formação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria. Também no governo, dirigiu o Departamento de Sistemas de Gestão de Pessoas e coordenou a TI do Ministério das Comunicações, sempre atuando em projetos de modernização e de tecnologia da informação.

Foto LEONARDO EULER DE MORAIS

LEONARDO EULER DE MORAIS

Agência Nacional de Telecomunicações

Titular
Indicado em fevereiro de 2019

Servidor de carreira da Anatel desde 2005, aprovado no primeiro concurso público realizado pela Agência. Foi assessor de conselheiros, gerente de Acompanhamento Econômico da Prestação e chefe da Assessoria Técnica. Em 2016, assumiu o mandato de Conselheiro Diretor. Também exerce a função de Presidente do Comitê de Espectro e Órbita (CEO), cujo objetivo é subsidiar o Conselho Diretor no exercício de suas competências legais na tomada de decisões relativas ao plano de atribuição, destinação e distribuição de faixas de radiofrequências no Brasil, à utilização do espectro radioelétrico e ao uso de recursos de órbita e espectro para operação de redes de satélites. No final de 2018, foi nomeado Presidente da Anatel até novembro de 2021. Leonardo de Morais é o primeiro servidor de carreira da Agência a ocupar esse cargo.
Leonardo Euler é formado em Ciências Econômicas e possui mestrado em Economia pela Universidade de Brasília, onde já atuou como professor de Introdução à Economia.
Antes da Anatel, trabalhou no setor elétrico, na Eletronorte, na função de analista.

Foto CLÁUDIO BENEDITO SILVA FURTADO

CLÁUDIO BENEDITO SILVA FURTADO

Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação

Titular
Indicado em junho de 2019

Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, coordenador da implantação da Rede Paraibana de Alto Desempenho -REPAD, projeto que visa imputar uma rede de fibra óptica para atender as instituições de pesquisa e da administração estadual. Possui graduação (1991), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua hoje como professor. Exerceu a Presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB) e tem atuado como árbitro em mais de 20 revistas internacionais da área de Física. É conselheiro do SEBRAE do Estado da Paraíba.

Foto EVALDO FERREIRA VILELA

EVALDO FERREIRA VILELA

Representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Titular
Indicado em julho de 2020

Evaldo Ferreira Vilela possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1971), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ecologia Química, pela University of Southampton, UK. Foi reitor da Universidade Federal de Viçosa (2000-2004), diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e criador e coordenador do Programação de Pós-Graduação em Entomologia e Biologia Animal. Membro fundador do Centro de Biotecnologia Aplicada à Agricultura - BIOAGRO, onde desenvolveu projetos de pesquisa financiados e publicou mais de cem artigos científicos referenciados e desenvolveu intercâmbio com instituições internacionais, como estágios nas Universidades de Tsukuba, California-Davis e Nurenberg-Erlangen. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CONFAP (2019-2020). Atualmente é presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Representante de Notório Saber em Assunto da Internet

Aguardando portaria

Representante de notório saber em assunto da Internet

Titular

Representantes do Setor Empresarial
Foto ROSAURO LEANDRO BARETTA

ROSAURO LEANDRO BARETTA

Provedores de acesso e conteúdo da Internet

Titular
Eleito em junho de 2020

Graduado em Sistemas de Informação e Pós-Graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná - UNICS. Diretor Executivo e CEO da EAÍ Telecom e RLINE Telecom. Sócio-proprietário da DEZ Telecom. Vice-Presidente do Sindicato Interestadual dos Provedores de Acesso à Internet (SINET). Ex-presidente da Associação Nacional das Empresas de Soluções de Internet e Telecomunicações (REDETELESUL) e ex-conselheiro da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT). Associado da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) e do LACNIC (Registro de Endereçamento da Internet para América Latina e Caribe). Desde cedo, sempre dedicou-se ao empreendedorismo com foco no associativismo, atuando há mais de 20 anos com Internet e Telecomunicações, aprimora seus conhecimentos na área, estando sempre presente nos eventos e seminários do setor no Brasil e América Latina.

Foto JOSÉ ALEXANDRE NOVAES BICALHO

JOSÉ ALEXANDRE NOVAES BICALHO

Provedores de infraestrutura de telecomunicações

Titular
Eleito em junho de 2020

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Redes e Bases de Dados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trabalhou na Telebrás até a criação da Anatel. Na Agência, participou da criação do Comitê de Infraestrutura Nacional de Informação (C-INI). Coordenou a Comissão Brasileira de Comunicações - Governança da Internet (CBC-13), já representou a Anatel no CGI.br (2002-2012), além de representar o Brasil no Governmental Advisory Committee (GAC) da ICANN e na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS) para os temas relacionados à Governança da Internet. Foi membro do Working Group on Internet Governance (WGIG) por indicação do Secretário Geral das Nações Unidas e do Multi-stakeholder Advisory Group (MAG) do Internet Governance Forum (IGF).

Foto HENRIQUE FAULHABER BARBOSA

HENRIQUE FAULHABER BARBOSA

Indústria de bens de informática, de bens de telecomunicações e de software

Titular
Eleito em setembro de 2004, reeleito em janeiro de 2008, dezembro de 2010, maio de 2011, maio de 2014, junho 2017 e junho de 2020

Matemático pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) com Mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ), quando passou a atuar no setor de informática e telecomunicações. Atualmente, é diretor da empresa Calandra Soluções , diretor do TI Rio (Sindicato de Empresas de Informática do RJ) , e membro do Conselho Nacional de Politica Cultural do MinC . Já foi colunista do jornal "Valor Econômico", e das revistas "PC Mundo" e "Info".

Foto NIVALDO CLETO

NIVALDO CLETO

Setor empresarial usuário

Titular
Eleito em janeiro de 2008, reeleito em dezembro de 2010, maio de 2014, junho de 2017 e junho de 2020

Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Engenheiro de Operação Eletrotécnico pela Faculdade Mackenzie, Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Sócio da Nivaldo Cleto Contadores Associados SS Ltda, da TARC Autoridade Certificadora e Serviços de Certificação. Digital Ltda, Vogal da Junta Coml do Est. de SP - Representante da União, Perito Judicial, Presidente da Associação das Autoridades de Registro Do Brasil. Já atuou como Coord. do Proj. da Nova Identidade do Prof. da Contabilidade pelo CFC, Coord. do Grupo Nacional da Massificação da Certificação Digital pelo CFC, ITI, Câmara E.net e outras entidades. Foi colunista para Revista da FENACON, Diretor de Tecnologia e Negócios da FENACON e Diretor do AESCON-SP/SESCON-SP.

Representantes do Terceiro Setor
Foto BEATRIZ COSTA BARBOSA

BEATRIZ COSTA BARBOSA

Terceiro setor

Titular
Eleita em junho de 2020

Jornalista e especialista em direitos humanos pela USP, e mestra em gestão e políticas públicas pela FGV-SP, com intercâmbio no Instituto de Ciências Políticas de Paris (SciencesPo), onde pesquisou políticas de regulação de conteúdo. É uma das fundadoras do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, organização que há 17 anos trabalha pela efetivação do direito à comunicação e a liberdade de expressão no país. Pelo Intervozes, participou dos processos de tramitação e aprovação do Marco Civil da Internet, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e das mudanças no marco regulatório das telecomunicações. Integra ainda a Coalizão Direitos na Rede, que reúne 40 organizações acadêmicas e da sociedade civil na defesa do acesso à Internet, da privacidade e liberdade de expressão on-line. Integrou a Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas (2013-2016) e a Comissão de Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2015-2019). Trabalha atualmente com temas como incidência política, regulação de plataformas, desinformação e segurança digital para comunicadores/as.

Foto PERCIVAL HENRIQUES DE SOUZA NETO

PERCIVAL HENRIQUES DE SOUZA NETO

Terceiro setor

Titular
Eleito em maio de 2011, reeleito em maio de 2014, junho de 2017 e junho de 2020

Físico e bacharel em Direito, foi diretor técnico do Inmetro/Imeq na Paraíba e é especialista em gestão pública. Atualmente, exerce a presidência da Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID.

Foto LAURA CONDE TRESCA

LAURA CONDE TRESCA

Terceiro setor

Titular
Eleita em junho de 2020

Jornalista e cientista social, é diretora de projetos da ARTIGO 19. Fez mestrado em políticas públicas de comunicação. Atua com políticas de Internet desde 2007. Começou no Observatório Nacional de Inclusão Digital - ONID, coletando testemunhos sobre telecentros. Foi responsável pela atualização do site www.inclusaodigital.gov.br, durante 2007 e 2008. Atuou como pesquisadora sobre celulares e inclusão digital. Na sequência, coordenou a comunicação nacional do Casa Brasil - projeto de inclusão digital do Governo Federal. Nessas experiências, software livre e dados abertos sempre foram um referencial. Desde 2010, trabalha na ARTIGO 19 em defesa da liberdade de expressão on-line. Acompanha e incide sobre o marco regulatório do setor e participa da agenda nacional e internacional de governança da Internet. É conselheira do CDUST - Conselho de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações da Anatel. Em 2018, participou do IVLP - International Visitor Leadership Program oferecido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, com o tema “Legislação e Regulação na Era Digital”. Nos últimos anos, tem se dedicado bastante ao tema de redes comunitárias. Um projeto de sua coordenação foi reconhecido pelo Prêmio Frida do Lacnic, em 2018.

Foto DOMINGOS SÁVIO MOTA

DOMINGOS SÁVIO MOTA

Terceiro setor

Titular
Eleito em junho de 2020

Bacharel em Ciência da Computação e Contador, é pós-graduado em Gerenciamento de Projetos – PMI. Desde 2004 ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia e Infraestrutura do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP. Especialista em Segurança da Informação e Administração em Bancos de Dados, ocupou vários cargos atuando na implementação de Sistemas Informatizados, Segurança Computacional, Políticas de Segurança e Compliance no CRCSP. É ainda membro da Comissão de LGPD do Conselho Federal de Contabilidade e palestrante em Segurança da Informação.

Representantes da Comunidade Científica e Tecnológica
Foto RAFAEL DE ALMEIDA EVANGELISTA

RAFAEL DE ALMEIDA EVANGELISTA

Comunidade científica e tecnológica

Titular
Eleito em junho de 2020

Graduado em Ciências Sociais, com mestrado em Linguística e doutorado em Antropologia Social, todos os títulos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor visitante em 2018 no Surveillance Studies Centre (SSC), na Queen's University, no Canadá. É pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) e professor da pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp). É associado à Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e membro da Rede Latino-Americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits).

Foto MARCOS DANTAS LOUREIRO

MARCOS DANTAS LOUREIRO

Comunidade científica e tecnológica

Titular
Eleito em maio de 2014, reeleito em junho de 2017 e junho de 2020

Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ onde é membro do Programa de Pós Graduação e prof. colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/MCT. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, já exerceu as funções de Sec. de Educação a Distância do MEC, Sec. de Planejamento e Orçamento do Ministério das Comunicações. Foi representante do Poder Executivo no Conselho Consultivo da Anatel, representante do MEC no Conselho Deliberativo e no Comitê Gestor do Programa TV Digital, representante do Governo no CGI.br em 2003. É diretor de Relações Institucionais do Cap. Brasil da União Latino-Americana de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura.

Foto TANARA LAUSCHNER

TANARA LAUSCHNER

Comunidade científica e tecnológica

Titular
Eleita em junho de 2017, reeleita em junho de 2020

Engenheira Eletricista (UFAM-1998), Mestre em Ciência da Computação (UFMG-2002), Dra. em Informática (Puc-Rio 2010). Profa. da Universidade Federal do Amazonas desde 2002, tendo atuado previamente em empresas do distrito industrial de Manaus e em instituições de pesquisa. Atua no movimento de Mulheres e é Coordenadora do Programa Cunhantã Digital que visa atrair meninas do ensino médio e fundamental para a computação, é Diretora do Instituto de Computação da UFAM.

Secretário Executivo
Foto HARTMUT RICHARD GLASER

HARTMUT RICHARD GLASER

Secretário Executivo

Titular

Físico formado pelo atual Instituto de Física da USP (1967) e mestre pela Escola Politécnica da USP. Foi diretor administrativo e financeiro do Laboratório de Microeletrônica (1972-1990), chefe de gabinete e assessor do diretor da Poli/USP (1989-1994), assim como coordenador do Programa de Modernização Tecnológica da Informática Administrativa da USP (1994-1996). Na Fapesp, exerceu os cargos de assessor do diretor-presidente (1996-2004) e de coordenador da Rede Acadêmica do Estado de São Paulo - Projeto Rede ANSP (1996-2002). Participa da diretoria do LACNIC como tesoureiro e do Conselho de Endereços da Organização de Apoio a Endereços (ASO) da ICANN.