W3C leva discussões sobre Dados Abertos para Conferência Livre


30 MAR 2012



Evento que acontece no dia 03 de abril faz parte da etapa preparatória da 1ª Consocial

No próximo dia 03 de abril, o W3C Brasil promove a 1ª Conferência Livre para Dados Abertos (http://conferencialivre.w3c.br/). O encontro compõe a etapa preparatória à 1ª Consocial (Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social), evento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e que busca promover a transparência e estimular a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública, além de contribuir para um controle social mais efetivo e democrático. A etapa conduzida pelo W3C Brasil contará com a presença de Vânia Vieira, Diretora de Prevenção da Corrupção da CGU.

De acordo com a dinâmica proposta pelos organizadores da Consocial, os interessados em debater temas de interesse público podem realizar conferências livres em suas regiões. Sendo assim, o W3C Brasil, que defende a publicação e utilização de dados abertos desde o início de suas atividades, em 2007, apoia este encontro. A ideia é elaborar propostas para políticas que considerem o acesso e a utilização de dados abertos na promoção da transparência pública. O W3C Brasil prevê ainda a discussão e proposição de mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública.

Os interessados podem participar da Conferência Livre para Dados Abertos, presencialmente, comparecendo à Câmara Municipal de São Paulo no dia 03 e também virtualmente, enviando propostas até o dia 31 de março. Além disso, quem quiser pode acompanhar alguns dos debates que serão transmitidos via streaming durante o evento. Outra maneira de participar é por meio das redes sociais usando a hashtag #conferencialivre.

Ao final dos debates, os participantes aprovarão dez propostas/diretrizes que serão encaminhas aos organizadores da 1ª Consocial.

Conferência Livre para Dados Abertos
Quando: dia 03 de abril de 2012.
Horário: das 9h às 18h.
Local: Câmara Municipal de São Paulo http://www.camara.sp.gov.br/ (Viaduto Jacareí, 100).
A participação, mediante inscrição, é livre e gratuita.

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em http://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr