W3C é parceiro na oitava edição do Prêmio Mario Covas


17 JAN 2012



Entidade participará da avaliação de iniciativas na categoria Governo Aberto; inscrições vão até 03/02

Esta oitava edição do Prêmio Mario Covas conta com a parceria do W3C Brasil na categoria “Governo Aberto”. O Prêmio Mário Covas é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Gestão Pública de São Paulo e a participação do W3C Brasil inova por introduzir o reconhecimento de iniciativas de cidadãos que utilizam dados governamentais com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos e aprimorar o exercício da cidadania. Podem concorrer projetos que tenham como objeto dados e informações governamentais disponíveis, objetivando melhorar a qualidade dos serviços públicos e aprimorar o exercício da cidadania no Governo do Estado de São Paulo e/ou dos municípios paulistas.

Como “Iniciativas de Governo Aberto”, os organizadores entendem aquelas que, com base em informações públicas, deem origem a projetos como blog sobre sistemas de transporte público; canais digitais relacionados a programas sociais do governo; informativos sobre trânsito e rotas de fuga via smartphone, redes sociais, celular, dentre outras mais.

O W3C e demais organizadores terão como objetivo reconhecer e disseminar iniciativas inovadoras, que adotem novos métodos, processos, técnicas gerenciais e recursos tecnológicos, que visem atender ao interesse público. Espera-se ainda que os projetos apresentados demonstrem eficácia no atendimento aos cidadãos.

Outras duas categorias são inéditas na edição deste ano: Cidadania em Rede, que destacará ações realizadas por usuários de centros gratuitos de inclusão digital no estado, e Inovação em Gestão Municipal que, pela primeira vez, abre espaço para trabalhos realizados por servidores e empregados públicos municipais. Juntas, essas três categorias de premiação somam-se àquela que, há sete anos reconhece iniciativas por meio do Prêmio: a de Inovação em Gestão Estadual.

Já tradicional, o Prêmio Mario Covas busca promover práticas inovadoras que aprimorem a qualidade dos serviços públicos e favoreçam o bem-estar dos paulistas. Com isso, o concurso reforça a convicção de que a sociedade civil contribui de maneira decisiva para a melhoria da administração pública.

Desde 2004, o prêmio, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão Pública (SGP), já recebeu 1.168 os trabalhos e destacou projetos de 327 finalistas com premiação de 82 vencedores de diversos órgãos da administração pública estadual.

Para saber mais sobre a 8º edição do Prêmio Mario Covas, acesse: http://www.premiomariocovas.sp.gov.br.

Interessados em participar também devem acessar o sítio para efetuar as inscrições até o dia 03 de fevereiro de 2012.

Os vencedores em cada categoria receberão troféus e certificados, além de Prêmio a ser definido e divulgado em breve pelos organizadores.

Sobre o escritório W3C Brasil - W3C.br
Por deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade.

Para mais informações, acesse: http://www.w3c.br/ / http://www.facebook.com/w3cbrasil / https://twitter.com/w3cbrasil.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr