W3C divulga atividades na Campus Party 2012


03 FEV 2012



Entidade é curadora de espaço de debates e promove atividade sobre HTML5, Governança e acessibilidade na Web

A quinta edição do maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo acontece entre os dias 06 e 12 de fevereiro no Anhembi, em São Paulo.

Durante o evento, o W3C Brasil, curador do Campus Fórum, promoverá atividades com o objetivo de fomentar um ambiente de formação e discussão sobre usos, necessidades, desafios e futuro da Internet no Brasil.

Ao todo, a entidade promove sete palestras. Como destaque, os organizadores, indicam duas:

Web para todos: debate que será realizado no dia 09 de fevereiro às 17h15 discute o acesso democrático a Internet, um dos pilares da organização. Neste evento será debatida a promoção de um ambiente digital universal e disponível para todos.

Mediada por Reinaldo Ferraz, especialista do W3C Brasil em Desenvolvimento Web, esta mesa contará com a presença de Lak Lobato, editora do blog Desculpe, mas não ouvi, Lucas Radaelli, Estudante de Ciências da Computação, na Universidade Federal do Paraná, e consultor de acessibilidade e usabilidade e Everaldo Carniel, pesquisador orientador do projeto de Acessibilidade Virtual da Rede Nacional de Pesquisa e Inovação de Tecnologias Digitais (RENAPI). O intuito é discutir as barreiras de acesso e como tornar a web um ambiente acessível efetivamente a todos.

Web Semântica, HMTL5 e CSS3 - os padrões da Web do futuro: este evento, que acontecerá no dia 08/02 às 20h15 abordará uma das principais áreas de atuação do W3C: a padronização.

A entidade defende que a utilização de padrões favorece a criação de um ambiente web universal. Com isso, é possível que todos saibam o que fazer e como fazê-lo. Além disso, o W3C, desde sua origem promove padrões abertos, que sejam globalmente aceitos e debatidos em organizações que possam acolher todos os interessados no desenvolvimento da web, garantindo a independência de fornecedores e de tecnologias proprietárias.

O painel, que será mediado por Carlinhos Cecconi, Analista de Projetos do W3C, mostrará as novidades das novas versões do HTML e do CSS com representes da indústria de browser e de provedores de conteúdos. A mesa será composta por Chris Hoffman da Fundação Mozilla, Mike Taylor do Opera, Fernando Gebara da Microsoft e Bruno Carvalho do portal Globo.com.

 

Confira todas as palestras que serão conduzidas pelo W3C durante a Campus Party 2012

 

PALESTRA

DATA

HORÁRIO

DESCRIÇÃO

A leitura e o livro na web

7/02

21h45 - 22h45

A publicação na web é uma confluência de hiperlinks de múltiplos autores interagindo. Mas a leitura é também maior do que a web. Somos novos leitores? São novos os suportes da leitura? Alguém autografa um e-book?

Web a serviço da democracia

8/02

15h30 - 16h30

O acesso a dados abertos possibilita a interação dos cidadãos na comunidade, e destes com seus governos. Garantir o livre desenvolvimento de aplicações na web com base em dados abertos é um dos pilares de uma sociedade democrática.

Web Semântica, HMTL5 e CSS3: os padrões da Web do futuro

8/02

20h15 – 21h15

Padronização permite a criação de um ambiente universal. Padrões devem ser abertos, internacionalmente aceitos e debatidos em organizações que possam acolher os interessados no desenvolvimento da web, garantindo a independência de fornecedores e de tecnologias proprietárias.

Governança da internet brasileira

9/02

15h30 - 16h30

A universalidade e a diversidade da web precisam ser mantidas e aprofundadas com um modelo de governança democrático, transparente e pluralista e orientado pelos princípios da colaboração, da criação coletiva, da ética e dos direitos humanos.

Web para todos

9/02

17h15 - 18h15

Mais do que tecnológico, a web é um ambiente de comunicação humana, de transações comerciais, de oportunidades para compartilhar conhecimento. A Web de todos é uma web para todos, de qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Clicar, tocar e navegar: Dispositivos navegadores e informações móveis

9/02

20h15 - 21h15

Uma web em todas as coisas. Navegamos através de celulares, TV digital, em automóveis e até mesmo via aparelhos domésticos. Essa nova realidade exige que se preveja a possibilidade do acesso a partir de qualquer dispositivo, inclusive remotamente ou em movimento.

A memória da web brasileira

9/02

21h45 - 22h45

Definir estratégias e políticas de seleção dos conteúdos para a preservação da memória da web, o maior repositório de informações criado pela humanidade, possibilitará às gerações futuras acessar a cultura representada na web, além de viabilizá-la como objeto de estudo e pesquisa, inclusive para sua evolução.

Para saber mais sobre cada um dos temas, acesse a página do evento.

Sobre o escritório W3C Brasil - W3C.br
Por deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: http://www.w3c.br/
http://www.facebook.com/w3cbrasil
https://twitter.com/w3cbrasil

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr