“Trilhas”: modelo favorece discussão democrática


04 JUL 2012



Percival Henriques destaca realização do Fórum no Nordeste e promoção de debate sobre Marco Civil

O II Fórum da Internet no Brasil, iniciado ontem, propõe um modelo diferenciado para os debates. As discussões são conduzidas por meio de “Trilhas Temáticas”. Dessa forma, os trabalhos são iniciados pelos coordenadores, contam ainda com a colaboração de “oradores iniciais”, mas o debate em si se dá entre os participantes e, ao final das atividades será produzido um relatório com propostas para cada trilha. A ideia é que se rompa o modelo hierarquizado tradicional em eventos como um todo tal como na Internet.

Percival Henriques, membro do CGI.br e presidente da ANID (Associação Nacional Para Inclusão Digital) coordenou a Trilha 1 sobre “Garantia e direitos na rede e marco civil da Internet” e destacou a importância desse modelo. “Nós não somos os donos da sapiência. Estamos aqui muito mais para escutar”, observa.

Paraibano, Percival comenta ainda sobre a iniciativa do CGI.br de promover eventos como este em diferentes lugares. “É brilhante o Comitê andar assim pelo Brasil. Isso marca o amadurecimento da organização que é nacional e defende e um modelo de governança brasileiro”, comenta.

Sobre o Marco Civil, um dos principais temas da trilha que acompanhou, Percival destacou a importância da discussão agora que Alessando Molon acaba de apresentar seu projeto de lei sobre a questão na Câmara dos Deputados. O conselheiro do CGI.br lembrou ainda que o relatório do Molon está aberto para contribuições até a próxima sexta-feira, dia 06 de julho no endereço: http://edemocracia.camara.gov.br/web/marco-civil-da-internet.

Para Percival, o projeto de Lei sobre o Marco Civil é uma vitória para a sociedade e está pautado na premissa da garantia de direitos.

A trilha coordenada por Percival contou ainda com a participação de Veridiana Alimonti do (CGI.br, IDEC) pelo Terceiro Setor; Carlos Affonso de Souza (CTS/FGV), representando o Setor Acadêmico; Dr. Marcel Leonardi (Google) e Alexander Castro (SindiTelebrasil) do Setor Empresarial; Ivo da Motta Azevedo Corrêa (CGI.br, Casa Civil) e Guilherme Alberto Almeida de Almeida (Ministério da Justiça) representando o Setor de Governo.

Acontece amanhã – 05 de julho

- Os participantes se reúnem em Plenária para finalizar as discussões e o relatório final;

- Acontecem as mesas técnicas, as "desconferências" e a Plenária final com a apresentação dos temas discutidos em cada uma das trilhas. Confira a programação: http://forumdainternet.cgi.br/forum2012/programacao/

- Coletiva de Imprensa com Alessandro Molon, relator do Marco Civil da Internet.Acontece amanhã também, às 13 horas.

Para saber mais sobre o evento e acompanhar as atividades transmitidas por streaming, acesse http://forumdainternet.cgi.br/ e siga-nos nas redes sociais http://twitter.com/forumbr e www.facebook.com/forumbr.

(Atenção: ainda hoje, enviaremos notas sobre as outras trilhas).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr