Teste o desempenho da sua Internet no novo sítio do SIMET


09 DEZ 2015



Mais moderno e amigável para o usuário, sítio permite interpretar os resultados com maior facilidade

O Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), agora tem um novo sitio, com visual mais moderno, número maior de funcionalidades e atualizações técnicas. É possível, por exemplo, saber o desempenho da Internet por tipo de atividade que o usuário desempenha na rede, como acessar a web, fazer chamadas VoIP, videoconferências e assistir vídeos. O anúncio do novo sítio foi feito durante a manhã desta quarta-feira (9), no VI Fórum Brasileiro de IPv6, um dos eventos que integra a V Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil. Acesse e faça o teste: http://simet.nic.br/.

Entre as principais novidades da ferramenta, está a realização de testes usando IPv6, o que faz com que o SIMET seja o único sistema de medições brasileiro para usuário final que testa o novo protocolo. “Com o número crescente de operadoras oferecendo IPv6 para os usuários, tornou-se necessário criar um mecanismo de teste que contemplasse esse protocolo”, explica Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br, que está à frente do sistema de medição. Outra atualização técnica importante é a remoção da necessidade da instalação do Java para o Chrome. “Ao criar uma solução nativa para o navegador, esperamos um crescimento significativo de testes na Web”, afirma Tamusiunas.

O novo sítio do SIMET possui ainda uma identidade visual mais leve e alinhada às páginas do NIC.br, além de ter aprimorado a interpretação dos resultados com ilustrações que representam três situações: desempenho satisfatório, intermediário ou insatisfatório. Os resultados também são divididos em “básico”, voltado aos usuários em geral, e “avançado”, com gráficos e detalhes específicos para profissionais de tecnologia. Outra característica do novo sítio diz respeito à remoção da necessidade de fornecer o CEP, passando a utilizar tecnologias baseadas em HTML5 para localizar o usuário, o que aumenta a precisão e confiabilidade.

A página traz ainda uma versão atualizada do Mapa de Qualidade da Internet que, além de considerar os testes realizados pelos usuários do SIMET via Web, também leva em conta os resultados do SIMET Box, equipamento oferecido pelo NIC.br que analisa a qualidade da Internet, e do Monitor Banda Larga, aplicativo desenvolvido pelo NIC.br em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Em breve, o SIMET Mobile, instrumento para medir a qualidade da conexão à Internet com acesso móvel, também será atualizado com novas funcionalidades, animações e possibilidade de verificar e comparar o desempenho de operadoras de Internet.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br