Recife sediará o II Fórum da Internet no Brasil


21 MAI 2012



Inscrições e pedidos de auxílio participação podem ser realizados pelo sítio do evento

O II Fórum da Internet no Brasil está com inscrições abertas e será realizado entre os dias 03 e 05 de julho em Recife – PE. Promovido novamente pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), o evento manterá a estrutura adotada em 2011 com grupos temáticos de discussão (chamados de “trilhas”). A novidade para esta edição será a realização de “desconferências” e das palestras técnicas.

De acordo com Veridiana Alimonti, do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e uma das representantes do Terceiro Setor no CGI.br, as “desconferências permitem interação mais livre entre os participantes. A ideia é, assim, promover a troca de experiências sem que seja necessária a inscrição prévia dos temas discutidos”. Desde o início do evento estará disponível um painel com as salas e os horários vagos para que os participantes possam preenchê-lo com as suas propostas de atividades.

A primeira edição do Fórum da Internet no Brasil, realizada em São Paulo no ano passado, reuniu 784 participantes vindos de todas as regiões do País. O evento contribuiu para o debate em torno de alguns dos desafios atuais e futuros da Internet, sobretudo pelo momento de decisões e mudanças que a rede atravessa, tanto no exterior, como no Brasil.

O CGI.br entende que o I Fórum da Internet no Brasil atingiu os objetivos propostos ao debater questões fundamentais envolvendo, desde legislação e regulamentação, até aspectos técnicos vitais para a cidadania da rede. Além disso, para a entidade, o grande consenso alcançado foi que nenhum regulamento ou nenhuma lei deve alterar a liberdade de expressão e criação tecnológica que caracteriza a Internet desde a sua concepção.

Para o evento de julho em Recife, os organizadores esperam novamente reunir protagonistas do debate sobre o momento atual e os avanços necessários para a Internet no Brasil em cinco trilhas: “Conteúdos e Plataformas”, “Governança Global”, “Inclusão Digital”, “Marco Civil” e “Propriedade Intelectual”. Além disso, o Fórum busca democratizar as discussões relativas à Internet, envolvendo diferentes setores e aproximando mais pessoas do tema.

Auxílio-participação
Assim como aconteceu no ano passado, também para esta edição o CGI.br destinou recursos para custear pesquisadores, educadores e representantes de entidades e movimentos que notadamente não possuem recursos próprios para comparecerem ao Fórum. Interessados em solicitar o auxílio-participação devem se inscrever até o dia 25 de maio.

Informações adicionais sobre as inscrições e programação estão disponíveis no sítio do evento: http://forumdainternet.cgi.br/ .

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/ .

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( http://www.nic.br/ ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br ( http://www.registro.br/ ), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br ( http://www.cert.br/ ), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br ( http://www.ceptro.br/ ), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br ( http://www.cetic.br/ ) e abrigar o escritório do W3C no Brasil ( http://www.w3c.br/ ).

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube : S2publicom
Daniela Marques daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr