Prêmio DESTAQUES homenageia pessoas e organizações que contribuíram com o desenvolvimento da Internet no Brasil


01 JUN 2023



Cerimônia de entrega foi realizada ontem (31/5) no FIB13; conheça os 18 contemplados

Ontem (31/5), data em que comemorou 28 anos, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anunciou a lista dos homenageados da edição 2022-2023 do prêmio “DESTAQUES em Governança da Internet no Brasil, um reconhecimento público de pessoas e organizações por suas contribuições para o desenvolvimento da Internet no país. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu durante o 13° Fórum da Internet no Brasil (FIB13), realizado em Uberlândia (MG).

"É uma enorme satisfação promover um reconhecimento público dessa magnitude no dia do aniversário do CGI.br e em pleno Fórum da Internet, o principal evento realizado pelo Comitê Gestor. Sem dúvida, um dia de celebração especial em conjunto com a comunidade Internet", destaca Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br, que acrescenta que o prêmio é “mais uma forma de trazer à luz as contribuições dos premiados para a contínua evolução da rede, de forma democrática, segura e inclusiva”.

Confira abaixo a lista dos premiados e acesse a minibiografia de cada um deles em https://premiodestaques.cgi.br/premiados/.

António Alberto Valente Tavares
Berthier Ribeiro-Neto
Luiz Antonio Molento de Moraes
Antonio Hélio Guerra Vieira
Carlos Alberto Vogt
Virgílio Augusto Fernandes Almeida
Augusto Cesar Gadelha Vieira
Sérgio Amadeu da Silveira
Flávio Rech Wagner
Cassio Jordão Motta Vecchiatti
Flávia Lefèvre Guimarães
Silvana Helena Gomes Bahia
Beatriz Tibiriçá

Em memória

Paulo Lima
Imre Simon
Oscar Sala
Danilo Doneda
Alexandre Giovaneli

A cerimônia foi transmitida ao vivo e pode ser revista em: https://www.youtube.com/watch?v=NGaeiG9L_bI.

Sobre o prêmio

O prêmio “DESTAQUES em Governança da Internet no Brasil” foi lançado em 2019, durante a celebração de uma década da aprovação, pelo CGI.br, dos Dez Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Semelhante a outras iniciativas internacionais, o prêmio é concedido como forma de promover o decálogo, seja no âmbito da pesquisa científica e tecnológica, do empreendedorismo, do pioneirismo ou mesmo no âmbito de ações individuais com significativo alcance e impacto comunitário. É ainda uma maneira de homenagear aqueles que contribuíram de forma criativa e perene por meio de suas ações, realizações, ideias ou soluções para o desenvolvimento da Internet no Brasil.

Para a edição 2022-2023 do Prêmio DESTAQUES, o CGI.br recebeu a indicação de personalidades ou organizações a partir de uma Chamada para submissão de candidaturas, aberta a todos os interessados. Houve ainda indicações realizadas por meio de uma Comissão de conselheiros do CGI.br.

Símbolo do Prêmio Destaques

O Ipê foi escolhido como símbolo do Prêmio Destaques por ser árvore símbolo do Brasil e por ser, de alguma forma, acrônimo de IP – Internet Protocol (Protocolo Internet). A combinação dos dois significados foi determinante para essa escolha, e também por manter uma referência histórica ao desenvolvimento da Internet no Brasil. O Ipê possui flores em cores variadas, o que simboliza ainda a diversidade e multissetorialismo, características inerentes ao CGI.br.  

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579
Letícia Santos - lsantos@webershandwick.com - (11) 96663-5935 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/