Pesquisa destaca uso das TICs por crianças brasileiras
Indicadores revelam que o computador e o celular estão presentes em atividades cotidianas das crianças brasileiras de cinco a nove anos
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anuncia os resultados da 2ª Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil — TIC Crianças 2010.
Conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), responsável pela produção de indicadores e estatísticas do NIC.br, a pesquisa avaliou a posse e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) entre crianças de cinco a nove anos em todo o território brasileiro. De acordo com os indicadores, o acesso à Internet ainda é inferior ao uso do computador. A pesquisa revelou que 51% das crianças já usaram um computador e somente 27% declararam ter usado a Internet.
Local  de acesso
       O local onde as crianças acessam a Internet  apresenta algumas especificidades: enquanto o domicílio é o local de acesso  mais mencionado entre as crianças residentes em áreas urbanas no país (48%),  nas áreas rurais, o mais citado é a escola (52%), o que pode refletir a menor proporção no  uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros  localizados nas zonas rurais. 
Com  quem aprendem 
       Em termos de aquisição de habilidades  relativas às TIC, 20% das crianças usuárias de computador afirmaram ter  aprendido parte de suas habilidades sozinhas. Apesar da importância dos  familiares no processo de aquisição de habilidades, o professor desponta como o  mais mencionado pela criança na soma entre áreas urbanas e rurais, o total  Brasil (37%). “Vale lembrar que há diferenças entre área urbana e rural: na  área rural, os professores ganham ainda mais relevância e a proporção de  crianças que declaram aprender sozinhas a usar as TICs é menor, 14%, enquanto  em áreas urbanas esse indicador é de 21%”, declara Alexandre Barbosa, gerente  do CETIC.br.
Atividades
  “Jogos online”  (90%) e “busca de informações para a escola” (45%) são as atividades online mais citadas entre as crianças de  cinco a nove anos, servindo para elas como porta de entrada para o uso das TICs.  Os dados revelam que as crianças também estão presentes nas redes sociais: 29%  das que já usaram Internet estão no Facebook ou Orkut. Além disso, 25% trocam  mensagens instantâneas e 10% declaram enviar e-mails.
Telefone  celular 
       Mais da metade das crianças de cinco a nove  anos (59%) afirmaram já ter usado um aparelho celular. Em áreas urbanas essa  proporção é de 61%, enquanto na área rural é de 48%. Entre as que já usaram  celular, a proporção das que o fazem para fazer ligações (64%) é inferior às  que utilizam o aparelho para jogos (84%).
Proteção  e segurança da criança online
       A pesquisa revela que 21% dos pais ou  responsáveis por crianças de cinco a nove anos que usaram Internet nos três  meses anteriores à pesquisa não controlam nem restringem o uso que os filhos  fazem da Internet.  Entre os que o fazem,  enquanto 40% conversam para orientar seus filhos sobre o uso da Internet, 15%  afirmou bloquear websites como forma  de controlar o uso das crianças. 
Em relação à localização do computador dentro dos domicílios, (44%) dos pais/responsáveis que possuem computadores declaram que estes estão localizados na sala de estar, ou seja, em um local de circulação frequente dos moradores da casa; 24% dos computadores estão localizados no quarto dos pais/responsáveis, um ambiente mais propício ao uso supervisionado. Por outro lado, 21% dos pais/responsáveis declaram que o computador está presente no quarto da criança.
Grande parte das crianças utiliza a Internet sozinha (39%), seguida pelo uso com a mãe (35%), com parentes (29%), na escola com os professores (28%), com os amigos (25%) e com o pai (18%). “É importante ressaltar que a mediação no uso das TICs é fundamental para que a criança aprenda a navegar de forma segura na Internet e possa usufruir das suas oportunidades”, completa Alexandre.
Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis em www.cetic.br.
Sobre o CETIC.br
O Centro  de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) é  responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade  e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre  o desenvolvimento da rede no país. Mais informações em https://www.cetic.br/.
Sobre o Comitê Gestor  da Internet no Brasil – CGI.br
       O  Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de  serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a  disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em www.cgi.br.
Sobre o Núcleo de  Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
       O  NIC.br (www.nic.br)  é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e  projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). São atividades  permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br),  estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil – CERT.br (www.cert.br),  estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações – CEPTRO.br (www.ceptro.br),  produzir indicadores sobre as  tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (www.cetic.br)  e abrigar o escritório do W3C no Brasil (www.w3c.br).
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