O desafio de garantir acesso à informação e proteger direitos dos autores


04 JUL 2012



Hartmut Glaser fala sobre os debates que envolvem direitos autorais em tempos de Internet

A Trilha 2 do II Fórum da Internet no Brasil discute “Propriedade Intelectual na Rede”. O debate de um dos temas mais delicados do evento tem a coordenação de Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br.

Segundo Glaser, é importante observar que, “claramente, a Internet está mudando os conceitos relacionados a copyright”. Neste contexto, observa o secretário, temos situações totalmente novas no que diz respeito a direitos autorais. Sendo assim, é necessário encontrar soluções igualmente inovadoras.

Ilustrando, ele cita um comentário feito durante os debates na Trilha: “antigamente, quando se falava num copo cheio de água, poderia se pensar na patente do copo. Hoje, o foco estaria na água”. Ou seja, nessa nova configuração da comunicação e produção intelectual, o meio importa menos do que o conteúdo.

Entretanto, ressalta Glaser, é importante procurar atender às demandas dos diversos setores interessados na discussão, considerando ainda que como consumidores de arte, música, literatura, informação, todos, em alguma medida, estamos envolvidos nessa discussão.
“A sociedade exige abertura total. Não tem mais sentido que um estudante compre um livro se o mesmo material está disponível de graça na Internet”, observa. O desafio, segundo Glaser, é justamente observar também os interesses dos autores.

A trilha coordenada por Glaser teve ainda a participação de Sérgio Amadeu (CGI.br,UFABC) e Marcos Wachowicz (Gedai), representando o Terceiro Setor; Omar Kaminski (CGI.br, IBDI), pelo Setor Acadêmico; Dr. Manoel Antonio dos Santos (ABES); e Corinto Meffe do Ministério do Planejamento, como representante do Setor de Governo.

Acontece amanhã – 05 de julho

- Os participantes se reúnem em Plenária para finalizar as discussões e o relatório final;

- Acontecem as mesas técnicas, as "desconferências" e a Plenária final com a apresentação dos temas discutidos em cada uma das trilhas. Confira a programação: http://forumdainternet.cgi.br/forum2012/programacao/

- Coletiva de Imprensa com Alessandro Molon, relator do Marco Civil da Internet, acontece amanhã também, às 13 horas.

Para saber mais sobre o evento e acompanhar as atividades transmitidas por streaming, acesse http://forumdainternet.cgi.br/ e siga-nos nas redes sociais http://twitter.com/forumbr e www.facebook.com/forumbr.

(Atenção: ainda hoje, enviaremos notas sobre as outras trilhas).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr