NIC.br recebe inscrições gratuitas para a 13ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil


23 NOV 2023



Um dos principais eventos sobre Internet no país acontecerá de 4 a 8 de dezembro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Na ocasião será lançada a nova edição da pesquisa TIC Provedores e anunciados os vencedores do Prêmio IPv6 e do prêmio Alberto Courrège Gomide

Estão abertas as inscrições para a 13ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, um dos eventos mais tradicionais sobre o tema no país. A edição atual acontecerá de 4 a 8 de dezembro, em São Paulo (SP), e abordará assuntos como tecnologia de construção de Data Center, impactos de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina em centros de processamento de dados, evolução dos Pontos de Troca de Tráfego, cibersegurança, entre outros. Realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a Semana é integrada pelo IX Fórum e nela há os encontros do GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes) e do GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes).

Neste ano, também será parte da programação a edição especial de 15 anos do Fórum Brasileiro de IPv6, com o anúncio dos vencedores do Prêmio IPv6, que visa a incentivar e reconhecer os esforços de provedores e instituições na disseminação dessa tecnologia no país.

Voltado a provedores de conteúdo e acesso à rede, engenheiros, técnicos, analistas de segurança, empresários do setor, gestores de TI, representantes de Sistemas Autônomos, fabricantes de equipamentos e demais interessados, o evento tem inscrições gratuitas em https://nic.br/semanainfrabr/, e será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

“A Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil é uma oportunidade valiosa para troca de experiências na área, além de ser um importante espaço de discussão sobre questões atuais, relevantes para o desenvolvimento da Internet no Brasil e no mundo", comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

GTER52 e GTS38

Com foco em segurança e Internet, os encontros do GTER 52 | GTS 38 abrirão a 13ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil. Em 4 de dezembro, o Grupo de Trabalho em Segurança de Redes debaterá temas que são tendências na área de segurança na Internet. No dia seguinte será a vez do 52º encontro do Grupo de Trabalho em Engenharia e Operação de Redes, que coloca em pauta temas fundamentais para o funcionamento e operação da Internet. Confira a agenda completa aqui.

Em 5 de dezembro, também será apresentado o homenageado na 5ª edição do Prêmio Alberto Courrège Gomide, iniciativa do GTER e GTS que reconhece profissionais que contribuíram e contribuem com excelência técnica para o desenvolvimento da Internet no Brasil.

IX Fórum 17

Para incentivar o diálogo sobre os Pontos de Troca de Tráfego Internet, o IX Fórum acontecerá entre os dias 6 e 7 de dezembro. Um dos destaques da 17ª edição do encontro será o lançamento, no dia 7/12, a partir das 10h, da TIC Provedores 2022. A pesquisa, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br), traz um mapeamento atualizado do setor de provimento à Internet no Brasil.

Entre os principais temas que serão debatidos no IX Fórum estão: novas tecnologias que impactam a inclusão digital na Amazônia; evolução Redes DWDM; a jornada da criação e evolução de uma das maiores CDNs do Brasil; o impacto da IA e do machine learning na óptica de data centers, entre outros.

Os já tradicionais “Beer & Gear/Peer” ao final do primeiro dia, e “Happy Hour de encerramento” serão ocasiões para estimular o networking para a comunidade técnica, aliado à descontração.

Fórum Brasileiro de IPv6

Encerrando a edição de 2023 da Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, haverá o “Fórum Brasileiro de IPv6 - Edição Especial 15 anos do IPv6.br”, programado para 8 de dezembro. Reunirá representantes de provedores de acesso e conteúdo, de universidades, empresas, consultores e profissionais para debater os avanços da adoção do Protocolo de Internet versão 6 (IPv6) no território nacional, além dos desafios atuais e futuros.

Durante o encontro, será realizado o anúncio dos vencedores do Prêmio IPv6 NIC.br 2023.

A 13ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil é mais uma iniciativa do NIC.br e CGI.br, proporcionada pelo Registro de domínios .br, e que também conta com o patrocínio de: EdgeUno; V.tal; Celeti; Telic Technologies; WZTECH NETWORKS; NTT; Elea Digital; Flexoptix GmbH; UPX; hCaptcha; Equinix; Ascenty; Nokia; BR Digital; EPS GLOBAL; K2 Telecom; Sage Networks; CDN STAR; Globo; Ciena; Netflix; OpenX; Coherent; Peer-1; Seaborn; ASAP Telecom; Abranet; Padtec; Hurricane Eletric; e Logicalis.

Anote na Agenda
13ª Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil
Datas: de 4 a 8 de dezembro (segunda a sexta-feira) de 2023
Endereço: Centro de Convenções Rebouças - Av. Rebouças, 600 - Pinheiros, São Paulo-SP
Transmissão online: https://www.youtube.com/NICbrvideos/
Inscrição gratuita: https://nic.br/semanainfrabr/

GTS38 e GTER52 – de 5 a 6 de dezembro
Programação e horários em: https://gtergts.nic.br/

IX Fórum 17 – de 6 a 7 de outubro
Programação e horários em: https://forum.ix.br/

Fórum Brasileiro de IPv6 – 8 de dezembro
Programação e horários em: https://15anos.ipv6.br/

Solicitações de imprensa: jornalistas interessados em acompanhar o evento e/ou em solicitar entrevistas com os profissionais do NIC.br e demais painelistas podem entrar em contato com Ana Nascimento, no telefone (11) 98670-6570 ou no e-mail anascimento@webershandwick.com.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Thiago Santiago - Coordenador de Comunicação - santiago@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/