NIC.br participa da ativação mundial do IPv6


05 JUN 2012



Testes validaram a robustez da nova versão do protocolo. A partir de agora, ele passa a fazer parte do dia a dia das empresas.

Em continuidade ao processo de disseminação do IPv6, o NIC.br participará do World IPv6 Launch, ou Lançamento Mundial do IPv6, coordenado pela Internet Society, em 06 de junho.

O IPv6 é a nova versão do Protocolo Internet (IP) proposta para a Internet desde 1998 para substituir o IPv4, que não tem mais capacidade para suportar o crescimento e o desenvolvimento da rede. Desde 2008, o NIC.br tem coordenado os esforços de implantação do IPv6 no Brasil.

Em 08 de junho de 2011, o NIC.br participou de um teste global de uso do IPv6 promovido pela Internet Society, conhecido como World IPv6 Day. Durante 24 horas, empresas importantes da Internet, como Google, Yahoo, Facebook, Terra e UOL ativaram o novo protocolo em seus sítios na Web. O teste tinha o objetivo de constatar possíveis problemas relacionados às técnicas de transição entre o IPv4 e IPv6. A mudança passou, em larga escala, despercebida pelos usuários da Internet, como de fato deveria ser. Esse foi o maior e mais importante teste de funcionamento do IPv6 já realizado.

Como a maioria dos sítios Web brasileiros não teve condições de participar do World IPv6 Day, o NIC.br coordenou um novo teste. De 06 a 12 de fevereiro de 2012, durante a Campus Party Brasil, foi realizada a Semana IPv6, que teve apoio da Internet Society e do Registro Regional de IPs da América Latina e Caribe (LACNIC) . Durante esse evento, 196 sítios Web, 21 provedores de acesso, e nove datacenters e provedores de hospedagem, incluindo Globo.com, Terra, UOL, iG, Tecla, Kinghost, entre outros, ativaram o IPv6 num grande teste regional. Como no World IPv6 Day, o teste também foi bem sucedido e muitos provedores decidiram manter o IPv6 ativo. Foi o caso, por exemplo, do Terra, do UOL, e da Globo (com o blog Techtudo).

O World IPv6 Launch, diferentemente de seus predecessores, não é um novo teste. Trata-se de trazer o IPv6 para dentro dos processos normais de negócios das empresas. Ativá-lo de forma definitiva. Dentre as empresas que se comprometeram com o lançamento mundial do IPv6 estão provedores de conteúdo, como Google, Facebook e Yahoo, provedores de acesso, como Comcast e AT&T, dos Estados Unidos, Free, da França, e fabricantes de equipamentos de redes, como Cisco e D-Link.
A Sociedade da Internet no Brasil, entidade que representa a Internet Society no país, promoverá uma série de palestras para disseminar a importância do IPv6. “Já temos eventos confirmados em São Paulo, Salvador, Fortaleza e Jundiaí. As atividades não se encerram nesse dia, os materiais sobre a disseminação do IPv6 continuarão disponíveis para que outros eventos sejam organizados nos próximos meses”, informa Carlos Afonso, presidente da entidade. Mais informações sobre a iniciativa e os locais das palestras podem ser obtidas em: http://www.worldipv6launch.org e http://www.isoc.org.br .

De acordo com Antonio M. Moreiras, coordenador da iniciativa IPv6.br do NIC.br: “O World IPv6 Launch é um marco. Os que ainda não começaram a implantar o IPv6, devem fazê-lo agora; caso contrário, correm o risco de verem-se paulatinamente isolados do restante da Internet”. O NIC.br recomenda que todos os sítios Internet brasileiros, incluindo sítios de comércio eletrônico, bancos, governo, institucionais, blogs, além de servidores de correio eletrônico e outros serviços visíveis na Internet, tenham o IPv6 ativado até janeiro de 2013. O NIC.br também disponibiliza uma série de materiais didáticos, ferramentas e treinamentos gratuitos para facilitar a implantação do IPv6. Para saber mais acesse http://ipv6.br .

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR NIC.br
O NIC.br ( http://www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br ( http://www.registro.br ), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br ( http://www.cert.br ), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br ( http://www.ceptro.br ), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br (http://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil ( http://www.w3c.br ).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil ( http://www.cgi.br ) coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

A Sociedade da Internet no Brasil ISOC Brasil
A Internet Society (ISOC) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1992, com atuação internacional. Sua missão é garantir que a Internet mundial, bem como as tecnologias que lhe servem de base, evoluam de forma aberta e benéfica, e que ela seja cada vez mais universal. Para isso procura exercer liderança nos assuntos relacionados aos padrões tecnológicos, à educação e a outros temas relevantes. Para realizar sua missão, a ISOC conta com dezenas de entidades parceiras (os "capítulos", ou escritórios) em vários países em todas as regiões, com quem trabalha para a realização de objetivos comuns atinentes ao desenvolvimento da Internet.

O escritório brasileiro da Internet Society ( http://www.isoc.org.br ), denominado Sociedade da Internet no Brasil, iniciou suas atividades em janeiro de 2012, com o objetivo de fomentar e promover localmente a missão e os princípios da Internet Society.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube : S2publicom
Daniela Marques daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr