NIC.br oferece novos domínios .br com foco em tecnologia e identidade digital
Novas opções – "api.br", "ia.br", "social.br" e "xyz.br" – estarão disponíveis a partir de 1º de setembro, ampliando as possibilidades de registro para usuários da Internet no Brasil
São Paulo, 19 de agosto de 2025 – O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro e manutenção dos domínios .br, anuncia quatro novos sub-domínios sob o .br, que irão somar-se a mais de 100 existentes, e estarão disponíveis para registro a partir das 15h do dia 1º de setembro de 2025.
As novas opções são:
Tecnologia:
- api.br – Para a identificação de Interfaces de Programação de Aplicações (APIs).
- ia.br – Destinado a projetos e soluções de Inteligência Artificial.
Genéricos:
- social.br – Para perfis e redes sociais.
- xyz.br – Para uso geral.
A introdução desses novos domínios reflete a estratégia do NIC.br, por meio do Registro.br, de expandir o ecossistema do .br de forma organizada, acompanhando a evolução da Internet e as necessidades dos usuários por identificadores digitais específicos e alinhados às tendências tecnológicas e sociais. A anuidade cobrada para obter um domínio sob o . br é de R$ 40, que está entre os valores mais baixos de registro de nomes mundialmente.
"De forma periódica, com base em sugestões de usuários e na popularidade de domínios genéricos na Internet, lançamos novos sub-domínios, contribuindo para que os brasileiros continuem fortalecendo a sua presença digital. A comunidade brasileira na Internet é uma das mais ativas e vibrantes do mundo, temos hoje 5,5 milhões de domínios registrados sob o .br, o que muito nos orgulha", pontua Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.
Os quatro novos domínios poderão ser registrados por qualquer usuário (pessoa física ou jurídica), sem restrições. "O registro de um domínio .br traz uma série de vantagens para o usuário como a garantia de criptografia do DNSSEC na resolução de nomes e a possibilidade de proteção da conta com autenticação em duas etapas, entre diversas outras. O Registro.br é reconhecido pela qualidade do serviço prestado aos usuários, por garantir uma base sólida e segura para qualquer projeto online", acrescenta Frederico Neves, Diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br.
Para mais informações sobre os domínios disponíveis e como registrar um ".br", acesse: https://registro.br/.
Sobre o Registro.br
O Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Executa ainda o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no País. No 2° semestre de 2025, já conta com 5,5 milhões de domínios .br registrados. Para o LACNIC - Registro de Endereços Internet para a América Latina e Caribe, o Registro.br oferece os serviços de engenharia e hospedagem. Mais informações em https://registro.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Informações para a imprensa
Assessoria NIC.br - nic@maquinacohnwolfe.com
Ruan Segretti – ruan.segretti@maquinacohnwolfe.com – (11) 97309-7095
Fernanda Sátiro – fernanda.satiro@maquinacohnwolfe.com – (11) 99203-7650
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/