Livro do Cetic.br e da Organização Pan-Americana da Saúde traz recomendações para medição da saúde digital


21 MAI 2019



ENGLISH VERSION | VERSIÓN EN ESPAÑOL

Disponível para download em três idiomas, publicação contribui para países medirem avanços no setor

Com o objetivo de facilitar a produção de estatísticas sobre a adoção, uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no setor da saúde, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançaram nesta terça-feira (21) o livro "Medição da Saúde Digital". Disponível em três idiomas – português, inglês e espanhol –, a publicação contribui para guiar gestores públicos, pesquisadores acadêmicos, empresas do setor privado e representantes da sociedade civil dos mais diversos países a medirem seus avanços no setor. Faça o download: https://cetic.br/publicacoes/indice/.

O livro "Medição da Saúde Digital" foi lançado na 9ª edição da Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisa, uma iniciativa anual do Cetic.br que promove a troca de experiências entre produtores e usuários de dados. "A publicação é uma resposta à crescente necessidade de dados e indicadores confiáveis que contribuam para que os governos possam criar e monitorar políticas e estratégias de TIC, comparar seu progresso com o de outros países e adotar soluções para o uso equitativo dessas tecnologias no setor de saúde", explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Dividida em seis capítulos, a publicação reúne uma perspectiva internacional, estudos de caso e uma visão de futuro relativo à medição da saúde digital. "Medir a universalização do acesso às TIC nos estabelecimentos de saúde e o uso e a apropriação por profissionais da área é uma atividade essencial no processo de formulação de políticas públicas baseadas em evidências", considera Barbosa.

No livro "Medição da Saúde Digital", os leitores encontram o detalhamento das etapas necessárias para realizar uma pesquisa sobre o acesso, uso e apropriação das TIC no setor de saúde e boas práticas com base na primeira medição representativa em âmbito nacional desenvolvida na América Latina, a pesquisa TIC Saúde, do Cetic.br, bem como na realizada posteriormente no Uruguai. A publicação também dedica um dos capítulos para abordar a adoção de um modelo integrado que vá além das estatísticas de acesso e uso, incluindo efeitos (vinculados ao investimento nas TIC e no desenvolvimento de capacidades), os resultados (melhoras na eficiência, na qualidade e no acesso) e os impactos (centrados nos desafios do sistema de saúde de cada país).

Acesse as versões em inglês, português e espanhol do livro: https://cetic.br/publicacoes/indice/. De forma complementar, acesse os indicadores e publicações da pesquisa TIC Saúde: https://cetic.br/pesquisa/saude/.

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em https://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick

https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027- 0200 r. 312

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr
LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram:
https://www.instagram.com/nicbr/