IGF 2015 é oficialmente aberto em João Pessoa; cerimônia contou com a presença de autoridades de governo


10 NOV 2015



CGI.br e NIC.br participaram de atividades e workshops durante o dia

A cerimônia de abertura do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF na sigla em inglês) teve início com um vídeo da Presidenta Dilma Rousseff que elogiou o modelo de governança criado pelo CGI.br e lembrou da importância de outros eventos internacionais que contaram com a participação do Comitê, como o NETmundial que, no ano passado, reuniu representantes de cerca de 90 países em São Paulo.

Para a presidenta, o IGF é uma oportunidade que o País tem de refletir sobre importantes desafios que tangem à conclusão do processo de reforma do sistema das questões centrais da Internet e que são demandas e anseios de toda a comunidade.

Dilma disse ainda que o Brasil é um firme defensor do modelo de governança da Internet multissetorial e pluri participativo. A presidenta disse apoiar a continuidade deste Fórum que se organiza no sentido de debater a Governança da Internet e que trabalha no sentido de construir uma Internet que permita o desenvolvimento sustentável e inclusivo. “Estou segura de que o encontro permitirá o aprofundamento de grandes temas que preocupam a todos para o desenvolvimento da Internet global”, afirmou.

Na sequência, André Figueiredo, Ministro das Comunicações, disse esperar que as atividades do IGF ajudem a refletir sobre as barreiras ao pleno desenvolvimento da economia digital. O ministro disse acreditar ainda que este será um espaço onde temas como liberdade de expressão e privacidade devem ser amplamente debatidos. “Não há respostas prontas. A Internet, em essência, é um espaço de abertura de pluralidade”, observou.

Ricardo Coutinho, governador da Paraíba, celebrou a parceria do estado com o CGI.br para a realização deste evento e pediu aos participantes que se dediquem a pensar em soluções de Governo Eletrônico. “É imperativo repensarmos a abrangência e disponibilização desses serviços”.

Por fim, Virgilio Almeida, coordenador do CGI.br, disse acreditar que o trabalho do Comitê tem promovido mudanças profundas nos processos de governança da Internet global. Virgilio saudou ainda os 73 jovens do Youth@IGF que estão acompanhando o Fórum e vieram a João Pessoa a convite do CGI.br.

O coordenador destacou também o compromisso social deste Fórum e das discussões acerca do desenvolvimento da Internet. “Nós sabemos que o acesso é importante, mas não suficiente. Como a internet pode ajudar a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio? O que precisamos fazer? Não temos as respostas, mas as pistas”.

Iniciativas do NIC.br em Segurança da Internet

Na parte da manhã, Cristine Hoepers, gerente do CERT.br, participou de dois encontros. No primeiro, o Fórum das melhores práticas sobre regulação e mitigação de comunicações não solicitadas, a especialista lembrou do trabalho realizado pelo CGI.br que fez com que o País deixasse o posto de "Rei do Spam" e se tornasse um exemplo internacional de articulação entre os setores para a solução de um problema de abuso da infraestrutura de Internet.

A gerente observa, entretanto, que este não é um trabalho que se faz sem articulação. "A cooperação multissetorial foi fundamental para o combate ao spam no Brasil", declarou.

Cristine defendeu ainda a necessidade de compartilhar dados com outros profissionais e grupos que tenham os mesmos propósitos. "Essa tarefa tem diversos desafios, pois a governança da Internet, a legislação e até a forma como a rede está sendo abusada em outros países é diferente", comentou.

A colaboração entre os Centros de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança (CERTs) deve ser permanente, na opinião de Cristine, que aponta a educação como uma das principais alternativas para mitigar problemas de segurança. "Os usuários devem ser educados, assim como os profissionais de tecnologia, para que desenvolvam dispositivos mais seguros e estejam cientes do impacto de suas atividades a longo prazo", enfatizou.

Ainda durante a manhã, no workshop sobre como as comunidades podem restaurar a confiança no ambiente digital, Cristine ressaltou o trabalho feito pelo CERT.br com o treinamento de profissionais e produção de cartilhas de segurança na Internet que buscam conscientizar os usuários. "Todos devem fazer a sua parte. Precisamos conversar com as pessoas, ensinar sobre os riscos e manter esse diálogo aberto".

As atividades do IGF 2015 continuam até a próxima sexta-feira, dia 13/11. Encontre a programação completa aqui: http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br