E-mail marketing ganha código de regulamentação e conduta
Em planejamento desde maio de 2008, iniciativa busca promover maior profissionalização do e-mail marketing e incentivo às boas práticas
Associações e representantes dos provedores, do setor de marketing, das empresas anunciantes e dos consumidores com a anuência do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), anunciam a publicação da versão oficial do Código de Autorregulamentação para a prática de E-Mail Marketing (CAPEM). Trata-se de uma iniciativa que visa à criação de normas técnicas e mecanismos para promover o bom uso do e-mail marketing, com a finalidade de incentivar o profissionalismo e a eficácia no uso da ferramenta.
Segundo Jaime Wagner, conselheiro representante dos provedores de acesso e conteúdo da Internet no CGI.br, não havia uma distinção clara entre o e-mail marketing e o spam (mensagens não-solicitadas e indesejadas). “O código cria uma separação clara e abrangente do que é o e-mail marketing eticamente correto, definindo por exclusão o spam, o que contribuirá para a criação ou fortalecimento de departamentos especializados nos anunciantes e nas agências, assim como empresas que atuam neste segmento. Trata-se de uma regra de conduta para aqueles que prezam pela ética, mesmo não sendo uma exigência legislativa”, disse.
A regulamentação propõe a utilização do e-mail como ferramenta para divulgação de conteúdo comercial, informativo e de serviço. Entre as regras listadas no documento, estão: a aplicação do conceito soft-opt-in, que caracteriza o envio de mensagens a partir de prévia e comprovável relação comercial ou social entre o remetente e o destinatário, o envio de e-mails sem anexos — exceto certificação digital — e a disponibilidade de dois recursos para descadastramento, sendo um meio automático via link e uma alternativa de contato com a mesma finalidade. Outro requisito é a exigência de pelo menos mais um mecanismo de opt out comprovável pelo usuário além do tradicional botão de descadastramento.
Para a criação do código, foram conduzidas diversas reuniões desde maio de 2008, que contaram com a presença de 14 entidades representativas de anunciantes, provedores, consumidores e anuência do CGI.br. Em 13 de agosto deste ano, o Conselho Superior tomou posse. Sua responsabilidade é a de manter e atualizar o código, assim como promover o e-mail marketing eticamente correto. Esse conselho tem 180 dias para regulamentar o funcionamento e dar posse a um Conselho de Ética, que zelará pelo respeito ao código com o uso de medidas educativas e, em última instância, punitivas.
O processo de apreciação e qualificação de denúncias, notificação e acompanhamento de medidas corretivas por parte dos anunciantes, e eventuais sanções, devem ter início a partir de março de 2010.
Acesse o documento na íntegra no endereço www.emailmarketinglegal.com.br
Assinam o Código de Autorregulamentação para a prática de E-Mail Marketing (CAPEM):
Entidade  | 
              Titular  | 
              Suplente  | 
            
ABEMD - Associação Brasileira de Marketing Direto  | 
              Fernando Cirne  | 
              Edson Barbieri  | 
            
ABRADI - Associação Brasileira das Agências Digitais  | 
              Rodrigo de Almeida  | 
              Jônatas Abbott  | 
            
ABRANET - Associação Brasileira dos Provedores de Internet  | 
              Eduardo Parajo  | 
              Carol Conway  | 
            
ABRAREC - Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente  | 
              Stan Braz  | 
              Vitor Moraes  | 
            
AGADI - Associação Gaúcha das Agências Digitais  | 
              Jônatas Abbott  | 
              Mário Witter  | 
            
APADI - Associação Paulista das Agências Digitais  | 
              Cláudio Roberto Tucunduva Coelho  | 
              Marcelo Abdo  | 
            
CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil  | 
              Jaime Barreiro Wagner  | 
              Henrique Faulhaber  | 
            
FECOMÉRCIO/RS - Federação do Comércio do Estado do Rio Grande do Sul  | 
              Flávio Roberto Sabbadini  | 
              Renato Turk Faria  | 
            
FECOMÉRCIO/SP - Federação do Comércio do Estado de São Paulo  | 
              Renato Ópice Blum  | 
              Rony Vaizof  | 
            
FEDERASUL -Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul  | 
              Rodrigo Azevedo  | 
              Jaime Barreiro Wagner  | 
            
IAB - Interactive Advertising Bureau do Brasil  | 
              Walter Sabini Jr.  | 
              Ari Meneghini  | 
            
INTERNETSUL - Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet  | 
              Rafael Sá  | 
              Jonathan Borges  | 
            
PRO TESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor  | 
              Sandro Leão  | 
              Polyanna Carlos da Silva  | 
            
SEPRORGS - Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul  | 
              Renato Turk Faria  | 
              Edgar Serrano  | 
            
Sobre   o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
          O   Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de   serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a   disseminação dos serviços ofertados. 
Sobre   o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR –   NIC.br
          O   Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/)   é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos   do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br   coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/),   estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br   (https://www.cert.br/),   estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/),   produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação —   CETIC.br (https://www.cetic.br/)   e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).
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