Curso de capacitação para educadores sobre o uso responsável da Internet recebe inscrições


05 JUL 2018



Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, 3ª turma do Curso acontecerá no dia 24/8 em São Paulo

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a SaferNet Brasil recebem inscrições para a 3ª turma do Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet. Professores, coordenadores e dirigentes escolares interessados em participar da atividade devem inscrever-se gratuitamente por meio do endereço: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/. O curso acontecerá no dia 24 de agosto, em São Paulo e as vagas são limitadas. Ministrada por profissionais especializados da SaferNet Brasil e do NIC.br, cada edição do curso tem 8h de duração.

"É uma ação realizada em sintonia com os princípios do Decálogo do CGI.br e do Marco Civil da Internet, sem abordagens sensacionalistas, ou que desprezem as singularidades da dinâmica complexa da Internet", destaca Kelli Angelini, gerente da assessoria Jurídica do NIC.br e uma das idealizadoras da iniciativa. Rodrigo Nejm, diretor de Educação da SaferNet Brasil e também um dos idealizadores do curso, reforça que "o Curso é uma oportunidade para que educadores da rede pública e privada de ensino reflitam sobre estratégias de orientação, prevenção, autocuidado e promoção da cidadania on-line".

Temas como o cenário nacional de uso da Internet por crianças e adolescentes, os princípios para a governança e uso da Internet do CGI.br e do Marco Civil da Internet, cidadania e direitos humanos on-line compõem a programação do Curso, que oferece capacitação e subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que estimulem o uso seguro, consciente e responsável da Internet. A iniciativa aborda também recomendações para reduzir os riscos e proteger contas e dispositivos; exposição excessiva na Internet, liberdade de expressão e danos à imagem; cyberbullying, riscos com práticas de nudes/sexting e desafios violentos, além de fornecer orientações sobre como denunciar e acessar canais de ajuda para situações no âmbito escolar.

Workshop
A educação digital dos jovens também será pautada no 3º Workshop “Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet”, realizado pelo CGI.br e NIC.br, com correalização da SaferNet Brasil. Aberto à participação de todos os interessados, o encontro será no dia 7 de agosto, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo por meio do canal do NIC.br no YouTube. A programação abordará questões como "educação para uso consciente e responsável da Internet na Base Nacional Comum Curricular" e "responsabilidades das famílias na educação digital: da superproteção à superexposição". As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Mais informações: http://workshopexposicaonainternet.nic.br/.

Guias Educativos

Comprometidos com a promoção do uso consciente e responsável da Internet, o CGI.br e NIC.br disponibilizam gratuitamente para download Guias educativos específicos para diferentes públicos: crianças; adolescentes; educadores, pais e responsáveis; e pessoas acima de 60 anos. Acesse: http://internetsegura.br/. A SaferNet Brasil também disponibiliza uma série de materiais sobre o assunto.

Anote na Agenda
Curso de Capacitação para o uso consciente e responsável da Internet

Data: 24 de agosto (sexta-feira), a partir das 8h30
Local: Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, 6º andar, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/
Vagas limitadas

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre a SaferNet Brasil

SaferNet é a ONG referência na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil. Atua na educação e orientação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores sobre uso responsável e seguro da Internet. Criou e coordena a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos e o Helpline.br, canal de ajuda online que orienta vítimas de violações de direitos na rede. Desde 2009 coordena o comitê organizador do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Mais informações: http://www.safernet.org.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Ana Jones ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/NICbrvideos   
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br          
Telegram: https://telegram.me/nicbr