Comitê Gestor da Internet do Brasil abre discussão pública


01 JUN 1999



CG cria espaço para comunidade opinar sobre documentos que nortearão o desenvolvimento da Web no Brasil

A partir desta terça-feira (22/06), qualquer pessoa ligada à Rede mundial poderá ter acesso aos documentos que estão sendo produzidos pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). Eles são a consolidação do planejamento estratégico estabelecido no início deste ano, baseado na análise das falhas e possibilidades de melhoria da Internet no país.

Os textos serão publicados no site do CGI.br ( www.cgi.br ) - que foi totalmente reformulado -, à medida que forem aprovados pela comissão interna responsável pela redação dos mesmos. Cada documento ficará disponível para consulta pública por 10 dias. Aqueles que desejarem, poderão enviar críticas, sugestões e comentários sobre cada tema abordado.

Após aprovados oficialmente, estes documentos servirão como linha de atuação do CGI.br.

Inicialmente, serão publicados dois. O primeiro trata das recomendações para o desenvolvimento e operação da Internet/Br. O objetivo é criar junto aos provedores de backbone e provedores de acesso, mecanismos que garantam a segurança da comunidade Internet (usuários comerciais, empresas, universidades, etc.), bem como facilitar a identificação, apuração e punição de práticas ilícitas na Web.

O segundo cria diretrizes para alocação e designação de números IP.

"A Internet é um assunto importante demais para estar na mão de órgãos específicos ou governos. Por este motivo, o CGI.br está trazendo todos estes temas para a discussão pública fazendo com que todos participem", comenta o Secretário Executivo do CGI.br, Raphael Mandarino.

PERFIL

O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) foi criado a partir da necessidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país e com o objetivo de assegurar qualidade e eficiência dos serviços ofertados, assegurar justa e livre competição entre provedores e garantir a manutenção de adequados padrões de conduta de usuários e provedores.

O CGI.br tem como atribuições principais:
  • fomentar o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil;
  • recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a Internet no Brasil;
  • coordenar a atribuição de endereços Internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de espinhas dorsais;
  • coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet
Jornalista responsável
Gustavo Sousa Jr.
Telefone: (061)922-5006
E-mail: gustavo@cgi.br
Na Internet: www.cgi.br