CGI.br promove debate on-line sobre Internet, regulação e desinformação


29 JUN 2020



O encontro faz parte de uma série de novas iniciativas da Escola de Governança da Internet (EGI) que se iniciará na quarta (1º de julho)

Com o objetivo de contribuir com o debate sobre temas emergentes relacionados à governança da Internet e buscar consensos possíveis dos diferentes setores da sociedade, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizará, a partir da semana que vem, uma série de atividades on-line e gratuitas. A iniciativa é da Escola de Governança da Internet do Brasil (EGI), que teve suas atividades reformuladas em 2020, em respeito à necessidade de isolamento social.

A primeira série de encontros acontecerá de quarta (1º de julho) a sexta-feira (3), com transmissão pelo canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/NICbrvideos). Logo no primeiro dia, serão abordados conceitos técnicos sobre o funcionamento da Internet, importantes para contribuir com a construção de propostas regulatórias apropriadas. Na segunda aula, serão tratados os desafios da ponderação de direitos, no desenvolvimento de peças legislativas que visem a regular o fluxo de dados na rede. A partir disso, haverá um debate final sobre regulação das plataformas, buscando aproximar abordagens de diferentes setores em torno da construção de possíveis soluções que aprimorem o ambiente digital e incentivem a inovação, especialmente em um momento em que a Internet ganha ainda mais importância.

“Essa série de encontros é inspirada no programa do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil – a EGI –, adiada por conta das medidas de distanciamento social necessárias para conter o avanço da pandemia COVID-19. Com esses debates, estamos dando seguimento aos temas que estariam em discussão na EGI e ampliando diálogos, principalmente com foco no contexto do nosso país, que discute atualmente um projeto de lei sobre processos de desinformação da Internet que precisa ser amplamente debatido com toda a sociedade”, explica Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br.

Para programação e mais informações sobre os encontros, acesse https://egi.nic.br/eventos-e-debates-online/.

Anote na agenda
Encontro 1 - Fundamentos técnicos da Internet
Data: Quarta-feira (1º/7), das 17h às 18h
Especialista convidado: Antonio M. Moreiras (NIC.br)
Encontro 2 - Intermediários da Internet e liberdade de expressão
Data: Quinta-feira (2/7), das 10h30 às 11h30
Especialista convidado: Danilo Doneda (IDP)
Encontro 3 - Debate multissetorial sobre regulação de plataformas e desinformação
Data: Sexta-feira (3/7), das 15h30 às 17h30
Especialistas convidados: Marcos Dantas (CGI.br); Flávia Lefèvre (Intervozes); Edmundo Matarazzo (advogado); Miriam Wimmer (MCTIC) e Danilo Doneda (IDP)
Mais informações: https://egi.nic.br/eventos-e-debates-online/
Endereço da transmissão on-line de todos os encontros: https://www.youtube.com/NICbrvideos


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Rogério Sousa – rsousa@webershandwick.com – (11) 95129-0037
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312
Renata Albuquerque - RAlbuquerque@webershandwick.com - (11) 98415-0345

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/