CGI.br participa de seminário sobre liberdade de expressão na Internet durante eleições


28 AGO 2018



*Release atualizado às 11h55 do dia 28 de agosto de 2018

Evento acontece no dia 31/8, em Recife/PE, e recebe inscrições gratuitas


Em evento aberto ao público, o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em conjunto com os TREs de Mato Grosso e de Pernambuco, o Instituto dos Magistrados do Nordeste (IMN) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) promovem no dia 31 de agosto o Seminário "Desafios da Liberdade de Expressão na Internet em Períodos Eleitorais".

A abertura do evento contará com a participação de Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br, e três conselheiros do CGI.br. Na ocasião será apresentado ao público a publicação Internet, Democracia e Eleições: Guia prático para gestores públicos e usuários. “O guia é uma contribuição do CGI.br, lançado recentemente, para proporcionar subsídios tanto ao Poder Judiciário como para o cidadão. Processos democráticos contam com a diversidade de opiniões. Se há desinformação espalhada pela Internet, é preciso saber como combatê-la, para que não sejamos influenciados em nossas escolhas por conteúdo inverídico e ou danoso, em especial no período eleitoral. Nesse sentido, foi com imenso prazer que recebemos o convite para contribuir com as discussões dos Tribunais Eleitorais”, relata Maximiliano Martinhão, coordenador do CGI.br.

Após a cerimônia de abertura, o evento contará com apresentações do NIC.br e do CGI.br: Antonio Moreiras, Engenheiro Sênior do NIC.br, tratará dos conceitos técnicos do funcionamento da Internet, e Sérgio Amadeu, conselheiro do CGI.br, abordará os “Desafios da liberdade de expressão em períodos eleitorais e as redes sociais: filtros bolha, algoritmos, bots e impulsionamento de conteúdos na esfera de debates da Internet”. A mesa redonda “Internet, Democracia e Eleições” encerra as apresentações do período da manhã e será integrada pelos conselheiros do CGI.br, Luiz Fernando Martins Castro e Flávia Lefèvre, e por Diego Canabarro (integrante da equipe de assessoria ao CGI.br). Confira a programação completa do evento.

As inscrições para o Seminário são gratuitas e podem ser realizadas em https://apps.tre-pe.jus.br/sige/ServletConsultarEvento.do?codigoEvento=418. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TRE/PE.

Anote na Agenda
Seminário "Desafios da Liberdade de Expressão na Internet em Períodos Eleitorais"
Data:
31/08/18, das 08h às 18h
Local: Auditório do Pleno do TRE-PE (Av. Gov. Agamenon Magalhães, 320, Bairro das Graças, Recife/PE)
Inscrições: https://apps.tre-pe.jus.br/sige/ServletConsultarEvento.do?codigoEvento=418
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/tribunalregionaleleitoraldepernambuco

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/. 

Contatos para a Imprensa:
Weber Shandwick

https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Jonesajones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312
Carolina Carvalho – ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/NICbrvideos   
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br          
Telegram: https://telegram.me/nicbr