CGI.br abre inscrições para o 14º Fórum da Internet no Brasil


26 MAR 2024



Considerado o principal evento sobre governança da rede no país, o FIB será realizado de 21 a 24 de maio, em Curitiba (PR); 27 propostas de workshops foram selecionadas e irão compor a programação do encontro

Interessados em participar do 14º Fórum da Internet no Brasil (FIB14), principal evento sobre governança da rede no país que, neste ano, acontece de 21 a 24 de maio, em Curitiba, capital paranaense, já podem se inscrever gratuitamente no site oficial do encontro. Promovido desde 2011 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o FIB consolidou-se como espaço democrático de discussão sobre questões relevantes para o desenvolvimento e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa. É, ainda, uma atividade preparatória para o Internet Governance Forum (IGF) realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento tem caráter multissetorial e programação construída de maneira colaborativa, a partir da seleção de propostas de workshops enviadas de todas as regiões do território nacional e por representantes dos setores governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. Das 165 propostas encaminhadas à organização do FIB 14, 27 foram escolhidas por uma Comissão de Avaliação Multissetorial (CAM). Majoritariamente elas estão distribuídas nos macrotemas “Novas Tecnologias e IA”; “Privacidade e segurança”; “Internet, Sociedade e Cidadania” e “Questões jurídicas, regulatórias e Efeitos extraterritoriais”. Para conferir a lista e os detalhes de cada workshop selecionado, acesse aqui. A agenda do 14º Fórum da Internet no Brasil pode ser vista em https://forumdainternet.cgi.br/fib14/agenda.

"Ao longo de mais de uma década, o FIB vem contribuindo com o fortalecimento da visão de uma Internet segura e inclusiva, ao fomentar diálogos multissetoriais sobre assuntos relacionados à governança da Internet no contexto brasileiro. Seguindo a tendência dos últimos anos, vários workshops da edição de 2024 referem-se à inteligência artificial e privacidade e à proteção de dados pessoais, mas a agenda do FIB também abordará questões como acesso e inclusão, governança de dados, integridade da informação, soberania digital”, adianta Tanara Lauschner, coordenadora do Grupo de Trabalho da 14ª edição do evento.

Com o intuito de promover a descentralização do debate e incentivar a participação de comunidades regionais, o FIB tem como histórico ser realizado a cada ano em um local diferente do Brasil.

Anote na Agenda
14º Fórum da Internet no Brasil – FIB14
Data: de 21 a 24 de maio
Local: Bourbon Curitiba Hotel & Suítes – Rua Cândido Lopes 102, na cidade de Curitiba, Paraná
Inscrições: https://forumdainternet.cgi.br/fib14/
Evento gratuito / Vagas limitadas
Endereço da transmissão online: https://youtube.com/NICbrvideos

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Thiago Santiago - Coordenador de Comunicação - santiago@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/