11º Fórum da Internet no Brasil (FIB11) começa na próxima segunda-feira (26) - confira a programação


22 JUL 2021



Atividade preparatória para o Internet Governance Forum (IGF), da ONU, evento será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube; inscrições são gratuitas


Faltam poucos dias para o início da 11ª edição do Fórum da Internet no Brasil, o FIB11, que será realizada de 26 a 30 de julho, organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br. Além dos 20 workshops com temas sugeridos pela sociedade e a serem debatidos por diversos setores da comunidade brasileira de governança da Internet, como Governamental, Empresarial, Terceiro Setor e Comunidade Científica e Tecnológica, a programação do evento contará com três sessões principais e um evento cultural. Os participantes terão ainda um “espaço virtual” de interação durante os intervalos, onde poderão, por meio de um avatar, conversar e trocar informações com pessoas de diferentes cidades, organizações e atividades.

Em razão da pandemia COVID-19, a edição deste ano, a exemplo do que ocorreu em 2020, não será presencial. Confira a programação completa do FB11 em: https://forumdainternet.cgi.br/programacao/agenda/2

Na segunda-feira (26), o Fórum começa excepcionalmente meia hora antes, às 10h30, em razão da solenidade de abertura, que contará com a presença dos Conselheiros e Conselheiras do CGI.br, Marcio Migon, representante do setor governamental e coordenador; Rosauro Baretta, representante do Setor Empresarial; Tanara Lauschner, representante da Comunidade Científica e Tecnológica e coordenadora do Grupo de Trabalho - Fórum da Internet no Brasil; Laura Conde Tresca, representante do Terceiro Setor; Demi Getschko, representante de notório saber em assunto da Internet; além de Hartmut Richard Glaser, Secretário Executivo do CGI.br.

Os 20 workshops trarão posições multissetoriais sobre diversos assuntos e iniciam sempre às 11h e às 14h, com duas atividades simultâneas diárias e duração de 90 minutos, ao longo da semana.

Já as sessões principais serão realizadas de terça a quinta-feira, sempre às 16h. Na primeira delas, será discutida a adoção e o uso de plataformas na educação no Brasil, considerando atores e interesses envolvidos a fim de refletir sobre quais cenários podem ser construídos e o que deve ser mobilizado para atingi-los.

Na quarta-feira (28) o tema será os cinco anos do Programa Youth Brasil, ação de fomento à participação de jovens brasileiros no ecossistema nacional e internacional de governança da Internet. A última sessão principal, que será na quinta-feira (29) abordará a regulação de plataformas no país, buscando dialogar com as ações do Grupo de Trabalho Regulação de Plataformas do CGI.br.

Como um momento de descontração do Fórum, o evento cultural está marcado para quarta-feira, das 18h às 19h, com o cantor, acordeonista e compositor sergipano Mestrinho. Assim como nos intervalos, os participantes também poderão interagir pela plataforma virtual durante o show.

O encerramento, na sexta-feira (30), terá Tanara Lauschner, Hartmut Richard Glaser, Flavio Wagner, coordenador da Comissão de Avaliação do FIB11, além de Carlos Cecconi, Gerente de Assessoria às Atividades do CGI.br, e Beatriz Corrales, Assessora Técnica da Diretoria de Assessoria às atividades do CGI.br.

Certificado de participação

Mesmo sendo aberto – será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube e a gravação das atividades ficará permanentemente disponível -, o Fórum fornecerá certificado de participação aos que se inscreverem e acompanharem o evento ao vivo. Quem tiver interesse no certificado, pode se inscrever em https://forumdainternet.cgi.br até 30 de julho (último dia do evento). As instruções sobre a emissão do certificado de participação serão fornecidas pelo chat da plataforma de transmissão, ao longo das atividades.

FIB11, o pré-IGF Brasileiro 2021

Realizado pelo CGI.br desde 2011, o FIB – Fórum da Internet no Brasil - é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O FIB contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil.

Assim como o CGI.br, o FIB tem característica multissetorial. A programação do evento é composta majoritariamente por atividades sugeridas pela comunidade brasileira envolvida no debate de governança da Internet.

 

Anote na Agenda

11º Fórum da Internet no Brasil – FIB11

Dias: de segunda (26/07) a sexta-feira (30/07)

Horários: Segunda (das 10h30 às 15h30); terça (das 11h às 17h30); quarta (das 11h às 19h30); quinta (das 11h às 17h30) e sexta (das 11h às 16h30)

Transmissão: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Inscrições: https://forumdainternet.cgi.br/

 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/principios). Mais informações em https://cgi.br/.



Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo -
 Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Soraia Marino - Analista de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Analista de Comunicação - bmigues@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/