10º Fórum de Governança da Internet abre inscrições


28 AGO 2015



Evento reunirá em João Pessoa (PB), de 10 a 13 de novembro, milhares de pessoas em torno do debate sobre oportunidades, riscos e desafios da Internet


O 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), que acontecerá de 10 a 13 de novembro, em João Pessoa (PB), abre as inscrições para que todos os interessados, das mais diferentes nacionalidades e setores da sociedade, participem do debate sobre a evolução da Internet em âmbito global. Há 10 anos sob a reponsabilidade do Secretário-Geral da ONU, o Fórum reunirá representantes de Governos, empresas, academia e sociedade civil, entre especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet. Para participar, basta registrar-se até 23 de outubro no sítio: https://www.intgovforum.org/cms/igf2015-registration.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), reconhecido por seu modelo multissetorial de governança da Internet, contribui com a realização do IGF 2015 oferecendo a infraestrutura necessária para o evento e também com participação ativa no Multistakeholder Advisory Group (MAG), que assessora o Secretário-Geral da ONU na organização do IGF. Um dos representantes da Comunidade Científica e Tecnológica no MAG e conselheiro do CGI.br, Flavio Wagner, reforça que “este é um evento único no mundo, pois reúne pessoas de diversas nacionalidades e experiências, que podem não só aprender mais sobre assuntos relativos à governança, mas também opinar e contribuir para o desenvolvimento da rede”.

Com o tema Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável, o IGF 2015 prevê dezenas de debates que serão realizados durante a programação oficial (veja a relação de workshops aprovados) e atividades paralelas ao evento. As discussões serão guiadas pelos subtemas: Cibersegurança e Confiança; Economia da Internet; Inclusão e Diversidade; Abertura de Acesso; Reforçando a Cooperação Multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos Críticos da Internet; e Questões Emergentes.

Destaques
A transição da administração das funções da IANA (Internet Assigned Numbers Authority), autoridade da Internet responsável pela gestão da raiz do DNS (Domain Name System), deve ser um assuntos de grande repercussão durante o evento deste ano. “O Departamento de Comércio dos Estados Unidos vai receber da comunidade internacional uma proposta de nova forma de supervisão das funções da IANA. Isso acontecerá três semanas antes da realização do IGF, o assunto estará em evidência e, sem dúvida, será pauta de diversos debates no Fórum”, prevê Flavio Wagner.

Também devem ganhar espaço no IGF 2015 questões como Internet.org, zero rating, neutralidade da rede, direito ao esquecimento, Big Data e privacidade, Internet e Web das Coisas, assim como leis que garantem direitos e deveres na Internet, a exemplo do Marco Civil, entre outros temas atuais.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia MarinoAssistente de Comunicaçãosoraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br