W3C Brasil discute presente e futuro do ePub


03 MAI 2017



O escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil), iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), recebeu nessa segunda-feira (24) a visita de Liam Quin, líder da Atividade XML no W3C. Ele apresentou a palestra "Publicações Digitais e Conectadas: Novas Perspectivas" sobre o atual estágio dos esforços sobre padronização de livros digitais em formato ePub.

No evento, exclusivo para filiados do W3C e convidados especiais, Liam detalhou a fusão do International Digital Publishing Forum ao W3C. “O W3C está passando por um momento importante com essa integração. Nossa responsabilidade é manter o formato ePub interoperável e padronizado, o que trará enormes oportunidades para editoras”, comentou. “Em 10 anos, veremos pessoas usando a Web e leitores de livros eletrônicos de forma interoperável”, completa.

Quin também apresentou os desafios à acessibilidade dos livros eletrônicos comparados aos livros físicos ou a sítios Web, inter-relacionados no aspecto técnico e visual. Citou como exemplo o uso de letras capitulares em aberturas de capítulos. Para quem não é deficiente visual, esse é um recurso que pode ser utilizado em livros que não estão claramente divididos em capítulos isolados, além de um menu lateral com o sumário. Para quem é deficiente visual, softwares leitores de tela podem reconhecer esse recurso gráfico e auxiliar a navegação.

A apresentação também abordou as discussões sobre conectividade de um livro. “Se eu tiver uma mesa conectada e um livro com um chip que transmita informações para essa mesa, posso optar por projetar o conteúdo dele em uma televisão ou em outro dispositivo em vez de fazê-lo no próprio livro”, disse.

Por fim, Quin convidou os interessados em contribuir com os debates de padronização do ePub a participar dos esforços do W3C. “Algumas dificuldades só serão conhecidas diante do uso do ePub. Quanto mais contribuições tivermos, mais o ePub será aprimorado”.

Além dos filiados ao W3C Brasil, estiveram presentes produtores e distribuidores de serviços editoriais, editores, especialistas em padronização Web, entre outros. Quin é engenheiro da computação pela Universidade de Warwick, no Reino Unido e reside em Ontário, Canadá, onde desenvolve suas especialidades em XML, tipografia e design gráfico, padrões Web e recuperação da informação.