Nota de pesar: Liane Tarouco, pioneira no desenvolvimento de redes no Brasil
Primeira mulher brasileira reconhecida pelo Hall da Fama da Internet, Tarouco escreveu o primeiro livro sobre redes de comunicação de dados
O NIC.br e o CGI.br lamentam profundamente o falecimento, nesta quarta-feira (20), de Liane Margarida Rockenbach Tarouco, uma das pioneiras no desenvolvimento de redes no Brasil.
Tarouco foi a primeira mulher brasileira reconhecida pelo Hall da Fama da Internet, honraria concedida pela Internet Society, por seu papel fundamental no projeto e implementação do primeiro backbone de Internet do Brasil e por ajudar a educar uma geração de engenheiros e especialistas em rede no país.
Liane participou da criação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Rede TCHÊ (rede estadual do RS), tendo integrado o primeiro Comitê Técnico da RNP e da Rede Tchê. Coordenou a implantação da Rede Metropolitana de Porto Alegre (METROPOA) e representou o Brasil no TC6- Comitê Técnico de Comunicação da Dados da IFIP (International Federation for Information Processing).
Doutora em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais - USP e Mestre em Ciência da Computação – UFRGS, atuou como Professora titular da UFRGS, e pesquisadora das áreas de Redes de Computadores, Gerência de Rede, Internet das Coisas e Informática na Educação (Novas Tecnologias Educacionais incluindo mundos virtuais 3D, mobile learning, realidade aumentada e agentes conversacionais). Coordenou ainda o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Outro destaque na trajetória da pesquisadora foi o livro Redes de comunicação de dados, publicado por ela em 1977, considerado o marco para estudos sobre conectividade no Brasil.
De 1997 a 1999, Liane integrou o Comitê Gestor da Internet, representando a comunidade acadêmica. Autora de mais de 150 artigos publicados em periódicos e 290 artigos publicados em congressos, 5 livros e 40 capítulos de livros.
O NIC.br e CGI.br homenagearam Liane Tarouco por suas relevantes contribuições ao desenvolvimento da Internet:
Agraciada pelo Prêmio Destaques em Governança da Internet no Brasil
https://premiodestaques.cgi.br/premiados/liane-margarida-rockenbach-tarouco/
Reconhecida na 2ª edição do Prêmio Alberto Courrège Gomide
https://www.youtube.com/watch?v=6TOB5jzzeSs
Liane também concedeu entrevistas sobre a sua trajetória profissional e primeiros passos para a criação de redes acadêmicas no Brasil:
Entrevista na Revista .br
https://cgi.br/media/docs/publicacoes/3/revista-br-ano-07-2016-edicao-11.pdf#page=58
Entrevista no podcast Camada 8
https://www.nic.br/podcasts/camada8/episodio-27
Nossas sinceras condolências aos familiares e amigos de Liane.