Nota de falecimento: Raimundo Beca, personalidade do ecossistema internacional da Internet


28 FEV 2023



O CGI.br e o NIC.br lamentam profundamente o falecimento de Raimundo Beca Infante, um dos membros fundadores do LACNIC, que dedicou parte da sua jornada em Conselhos da ICANN, Public Interest Registry (PIR) e NIC Chile, além do próprio LACNIC.

O sepultamento aconteceu ontem (27/2/2023), na cidade de Santiago (Chile).


Raimundo Beca foi eleito duas vezes para a Diretoria da ICANN, e atuou como membro da ASO, ARIN e do LACNIC. Foi ainda membro do Conselho de Administração do NIC Chile.

Ao longo da sua trajetória profissional, ocupou vários cargos de destaque no cenário regional e internacional na indústria de tecnologia. Nos anos 80, trabalhou no Ministério da Indústria francês, onde liderou o desenvolvimento da indústria tecnológica nacional. Esteve por 13 anos no ministério francês, inclusive como delegado francês na OCDE e na Comissão Europeia.

Sua carreira na área de computação começou em 1972, quando foi nomeado CEO da ECOM, a Empresa Nacional de Computação do Chile.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Chile, fez mestrado em Economia Matemática na Universidade de Paris VI (também conhecida como Universidade Pierre e Marie Curie).

A partir de 1990, atuou como Especialista Regional em Tecnologias da Informação na CEPAL, a Comissão da ONU para a América Latina e o Caribe. No setor privado, Raimundo trabalhou por 11 anos na Telefónica CTC Chile, e ingressou na empresa Imaginacción em 2003.

Nossas sinceras condolências aos familiares e amigos(as) do Raimundo.