Em reunião com conselheiros, ministro Gilberto Kassab reforça apoio ao trabalho do CGI.br


24 JUN 2016



Ministro conheceu as instalações da sede do CGI.br/NIC.br, infraestrutura de operação e resolução de nomes de domínios sob o .br.


A reunião ordinária do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizada nesta sexta-feira (24), homenageou, pela manhã, o ex-coordenador do CGI.br, Virgilio Almeida, pelos quase seis anos de relevante atuação à frente do Comitê. Responsável por encaminhar as pautas debatidas multissetorialmente sobre políticas públicas a respeito da Internet no Brasil, o ex-coordenador contribuiu para que o trabalho do CGI.br alcançasse importante prestígio nos fóruns internacionais, além de significativa participação na construção e aprovação do Marco Civil da Internet.

O encontro aconteceu na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab no período da tarde. O ministro foi recepcionado por Maximiliano Martinhão, secretário de Política de Informática do MCTIC e novo coordenador do CGI.br, pelo secretário executivo do Comitê Gestor, Hartmut Glaser, e demais conselheiros.

Em discurso, Kassab pontuou que a universalização do acesso à Internet é uma das prioridades do Ministério. “A sociedade tem pressa e as transformações tecnológicas acontecem com rapidez. A expansão da banda larga não pode esperar”. E também considerou a importância de aproximar o CGI.br das ações do MCTIC.

“Minha presença neste encontro deve ser entendida como uma manifestação de apoio total ao trabalho do CGI.br. O caráter multissetorial dá ao Comitê Gestor uma representatividade grande, é um Comitê com memória, legitimidade e peso político. O Ministério apoia com determinação o trabalho do CGI.br a curto, médio e longo prazo”, discursou Kassab.

O coordenador Maximiliano Martinhão enalteceu a presença do Ministro na reunião ordinária e fez uma breve introdução sobre as atribuições do Comitê Gestor. Hartmut Glaser, por sua vez, trouxe informações sobre a história do CGI.br e a relevância das atividades desenvolvidas pelo NIC.br, sob demanda do Comitê Gestor, em prol do desenvolvimento da Internet no Brasil.

Glaser comentou ainda o protagonismo brasileiro em temas relacionados à governança da Internet. “O Brasil assumiu uma liderança expressiva, especialmente ao sediar eventos como o NETmundial, em 2014, e o IGF (Internet Governance Forum), no ano passado. Além disso, o CGI.br tem participado ativamente das principais discussões sobre governança da Internet em eventos internacionais”.

Ainda na ocasião, o ministro Kassab teve a oportunidade de conhecer as instalações do CGI.br/NIC.br, sua infraestrutura de operação e resolução de nomes de domínios sob o .br.