Com recursos do CGI.br, FAPESP disponibiliza novos editais para pesquisas sobre Internet


06 SET 2022



Prazo para apresentação de propostas nas modalidades PIPE e PITE vai até 8 de novembro de 2022

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em colaboração com o Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) disponibilizam novas chamadas de propostas para "Pesquisa Estratégica sobre a Internet". São duas modalidades de apoio: em Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), e no Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). O prazo para apresentação de propostas nas duas modalidades vai até 8 de novembro de 2022.

Temas das pesquisas, requisitos para seleção e cronograma e outros detalhes, estão disponíveis em:
- Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE): https://fapesp.br/15655/chamada-de-propostas-fapespmctimcomcgibr-2022-pipe
- Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE): https://fapesp.br/15656/chamada-de-propostas-fapespmctimcomcgibr-2022-pite

Este edital é resultante do acordo entre a FAPESP, o MCTIC e o CGI.br, a partir dos recursos financeiros referentes a registro de domínios “.br” recolhidos pela FAPESP no período de 1998 a 2005, período em que esses recursos eram lá depositados. O acordo prevê destinar inicialmente R$ 98 milhões para o apoio à pesquisa, que é parte do valor total acumulado durante os sete anos.

No caso da chamada de propostas para Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), os pesquisadores devem ter vínculo com empresas de até 250 funcionários sediadas no Brasil e que trabalhem em áreas de pesquisa para o desenvolvimento da Internet. Já na modalidade Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), os pesquisadores interessados em submeter suas propostas devem trabalhar em áreas de pesquisa para o desenvolvimento da Internet no Brasil, vinculadas a instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, de ensino superior ou de pesquisa nacional.

Os objetivos da chamada são desenvolver pesquisas em Tecnologia de Informação e Comunicação, buscando criar conhecimento e inovação e afinadas com os grandes problemas na Internet. Também formar e fortalecer grupos de pesquisa excelentes, em instituições acadêmicas de pesquisa e pequenas empresas de base tecnológica, nos diversos temas atuais sobre a Internet.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.


Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/