CGI.br recebe propostas de cidades para sediar a 13ª edição do Fórum da Internet no Brasil


04 AGO 2022



Propostas poderão ser enviadas até 31 deste mês. Evento considerado uma atividade preparatória para o Internet Governance Forum da ONU acontecerá entre maio e junho de 2023

A décima terceira edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB13) vem aí e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), organizador do evento, abriu chamada para receber propostas das cidades interessadas em sediar o encontro, que acontecerá entre maio e junho de 2023. As cidades candidatas têm até 31 de agosto para encaminhar a proposta ao e-mail forumdainternet@cgi.br. O resultado será anunciado em novembro deste ano.

Entre os aspectos que serão avaliados pelo grupo de trabalho do CGI.br, responsável pela seleção, estão: a capacidade do lugar para comportar público de 500 pessoas; a disponibilidade de agenda para um período de sete dias seguidos; espaços, não apenas para as sessões principais, mas para a realização de workshops, programas como o Youth, e para que as equipes envolvidas na realização do Fórum se instalem, entre outros. Para conhecer detalhadamente todos os critérios, acesse o portal do evento.

“Além de ser um espaço multissetorial de discussões sobre temas diversos do universo da governança da Internet, o caráter itinerante do Fórum permite que pessoas das mais diversas regiões tenham a oportunidade de contribuir presencialmente para os debates. É um espaço de troca de experiências produtivas e enriquecedores, com especialistas renomados dos mais diversos setores. Convidamos a comunidade a se mobilizar para enviar as propostas para sediar este, que é o principal evento brasileiro sobre o tema”, comenta Tanara Lauschner, conselheira do CGI.br coordenadora do Grupo de Trabalho do FIB.

Após dois anos na modalidade online em razão da pandemia COVID-19, o Fórum da Internet no Brasil retornou ao formato presencial na última edição, que aconteceu em Natal (RN). Realizado desde 2011, o FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento brasileiro contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais aberta, universal, inovadora e diversa no Brasil.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/

Contatos para a Imprensa - NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/ 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br  

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
https://facebook.com/nic.br
Telegram: 
https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: 
https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://instagram.com/nicbr/