8º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet discutirá a necessidade de estimular um ambiente digital seguro, ético e responsável


24 OUT 2023



Evento acontece em 25 de outubro de 2023, na capital paulista. Temas sobre políticas públicas habilitadoras da educação digital e acessibilidade; e proteção contra abusos e violações sexuais na rede e jogos online estarão em debate

Está chegando o 8º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet, que acontece em 25 de outubro de 2023, na capital paulista. Nesta edição, serão discutidos assuntos como políticas públicas habilitadoras da educação digital e acessibilidade; e proteção contra abusos e violações sexuais na rede e jogos online. Promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o evento conta com a correalização do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI FGV Direito SP), do Instituto Alana e da Safernet Brasil. Para acompanhar os debates de forma presencial ou remota, é preciso se inscrever gratuitamente no site. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

Criado com o intuito de abordar temas que auxiliem na promoção de um ambiente online responsável, ético e seguro para o público infanto-juvenil, o Simpósio tem como alvo pais, responsáveis, educadores, coordenadores, dirigentes escolares, e quaisquer profissionais que buscam informações e orientações sobre o papel de escolas, empresas, governos, famílias e sociedade na educação, orientação e segurança de jovens para o uso da Internet.

“Ao longo de seus oito anos de existência, o evento se consolidou como um importante espaço de diálogo sobre desafios e oportunidades que a Internet pode oferecer às crianças e aos adolescentes. Buscamos envolver atores de diferentes áreas e promover debates amplos e plurais”, enfatiza Raquel Gatto, gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br.

Keynote desta edição, Isabella Henriques, diretora executiva do Instituto Alana, apresentará sobre “As múltiplas infâncias no ambiente digital”, e terá como debatedora uma das idealizadoras deste evento, Kelli Angelini.

“Atualmente a fruição de muitos dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes passa pelo acesso ao ambiente digital, na medida em que o direito à educação, à socialização, ao brincar, à liberdade de expressão e, até mesmo à saúde, entre outros, têm sido, cada vez mais, exercidos nesse espaço. Daí a necessidade de garantirmos um acesso significativo e de qualidade para que todas as crianças e todos os adolescentes possam usufruir das inúmeras oportunidades que o ambiente digital pode promover, estando protegidas dos riscos envolvidos, como, por exemplo, a exposição à violência, o abuso, a violação de sua privacidade e proteção de dados, a exploração comercial e o uso excessivo ou inadequado. Sabemos que maiores vulnerabilidades na vida off-line estão relacionadas a maiores vulnerabilidades no mundo on-line, por isso é responsabilidade de todos nós, não só das famílias, mas também da iniciativa privada e do Poder Público, garantir que o ambiente digital possa contribuir para o desenvolvimento integral para as múltiplas infâncias e adolescências”, afirma Isabella.

Segundo Marina Feferbaum, coordenadora do CEPI / FGV Direito SP, o encontro é extremamente relevante ao promover o diálogo multissetorial para um desafio urgente da sociedade. “Debater o uso responsável da Internet por crianças e adolescentes é crucial para se construir um futuro digital mais seguro, ético e intelectualmente crítico voltado para o letramento digital."

Durante o evento, haverá quatro painéis: “Políticas públicas e educação digital de crianças e adolescentes”; “Proteção de crianças e adolescentes contra abusos e violações sexuais na Internet”; “Crianças e Adolescentes com deficiência ou mobilidade reduzida na Internet: O que devemos fazer para uma Internet mais acessível?”; e “Crianças e adolescentes nos Jogos Online: oportunidades e riscos”.

Neste ano, a novidade será a participação de jovens e adolescentes em um espaço de diálogo que trará protagonismo e oportunidade de fala ao grupo em um momento elaborado, criado e desenvolvido em colaboração com eles.

"A pesquisa TIC Kids, ao longo dos anos, tem mostrado que crianças e adolescentes estão acessando a Internet cada vez mais cedo e por diferentes dispositivos. Corroborando com esta informação, a Safernet tem recebido dados de que denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil vêm aumentando significativamente desde 2019. A educação para o uso seguro, saudável e cidadão da Internet é fundamental para evitar que as crianças sejam vítimas de todas as formas de violência nos ambientes digitais", afirma o presidente da Safernet, Thiago Tavares.

Os novos indicadores da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br), também serão apresentados em primeira mão durante o encontro. De forma inédita, o estudo, que é realizado desde 2012, trará indicadores e evidências sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil em 2023. Mais informações e programação em https://criancaseadolescentesnainternet.nic.br/

Anote na Agenda

8º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet
Onde: Hotel Pestana - Rua Tutóia, 77 - Jardins - São Paulo/SP
Quando: quarta-feira, 25 de outubro de 2023
Horário: das 8h às 19h
Inscrições gratuitas: https://criancaseadolescentesnainternet.nic.br/
Transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=qu1DcIbIuL4&list=PLQq8-9yVHyOZErkoK_8FkNn1M1wKmULW6

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Sobre o Alana
Alana é um grupo de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Um mundo sustentável, justo, inclusivo, igualitário e plural. Um mundo que celebra e protege a democracia, a justiça social, os direitos humanos e das crianças com prioridade absoluta. Um mundo que cuida dos seus povos, de suas florestas, dos seus mares, do seu ar. O Alana é um sistema de três esferas interligadas, interdependentes, de atuação convergente, orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O encontro de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto. Um combinado único de educação, ciência, entretenimento e advocacy que mistura sonho e realidade, pesquisa e cultura pop, justiça e desenvolvimento, articulação e diálogo, incidência política e histórias bem contadas.

Sobre a Safernet
A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital e o programa Cidadão Digital.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Thiago Santiago - Coordenador de Comunicação - santiago@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/ 

Contatos para Imprensa - Instituto Alana
2PRÓ Comunicação
alana@2pro.com.br
Belisa Barga - (13) 99721-8682
Myrian Vallone - (11) 98378-3888
Nayanne Moura

Contatos para a Imprensa - Safernet
Marcelo Oliveira - Assessor de Imprensa – (11) 98100-9521 | marcelo@safernet.org.br