Perfis dos membros atuais do CGI.br

Representantes do Setor Governamental
Foto VIRGILIO AUGUSTO FERNANDES ALMEIDA

VIRGILIO AUGUSTO FERNANDES ALMEIDA

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Titular
Indicado em março de 2011

Coordenador do CGI.br. Atualmente é Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. É engenheiro eletricista pela UFMG, com mestrado em informática pela PUC-Rio e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Vanderbilt (EUA). Professor titular da UFMG desde 1994..

Foto RENATO DA SILVEIRA MARTINI

RENATO DA SILVEIRA MARTINI

Casa Civil da Presidência da República

Titular
Indicado em setembro de 2013

Diretor Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Secretário Executivo do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, é também membro titular do Comitê de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e membro titular do Comitê Gestor do Registro de Identidade Civil. É autor, entre outros títulos, dos livros "Criptografia e Cidadania Digital" (Rio de Janeiro: 2002), "Manual de Segurança em Redes Linux" (Lisboa: 2002) e "Tecnologia e Cidadania Digital" (Rio de Janeiro:2008). Completou o seu doutorado, em 1998, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo como áreas de especialização a Filosofia da Ciência e a Lógica.

Foto MAXIMILIANO SALVADORI MARTINHÃO

MAXIMILIANO SALVADORI MARTINHÃO

Ministério das Comunicações

Titular
Indicado em março de 2013

Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí (MG), mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde, no Reino Unido e advogado formado no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Desde 2005 é titular de cargo efetivo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já ocupou outras posições gerenciais e de assessoria na Anatel e atuou como engenheiro de Planejamento do Sistema Telebrás.

Foto LUIZ ANTONIO DE SOUZA CORDEIRO

LUIZ ANTONIO DE SOUZA CORDEIRO

Ministério da Defesa

Titular
Indicado em agosto de 2011

Bacharel em pedagogia, desde junho de 2012 é Secretário de Organização Institucional do Ministério da Defesa. Técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, já atuou em diversos órgãos e agências reguladoras do Governo, tais como: Diretor de Administração e Finanças do IPEA, Secretário de Administração do Ministério da Cultura, Superintendente de Administração e Finanças das Agências Nacionais de Aviação Civil - ANAC e de Transportes Terrestres - ANTT, Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Recebeu medalhas do Ministério da Defesa e várias condecorações dos Comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Foto MARCOS VINÍCIUS DE SOUZA

MARCOS VINÍCIUS DE SOUZA

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Titular
Indicado em maio de 2015

Secretário de Inovação do MDIC e servidor da carreira de Analista de Comércio Exterior. É formado em Administração pela EAESP‐FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), com MBA em Desenvolvimento de Clusters pela CEPAL/ONU e treinamento em política de inovação pela VINNOVA – Agência de Inovação da Suécia. No MDIC atuou na Câmara de Comércio Exterior-CAMEX e foi Coordenador do Fórum de Franquias da Secretaria de Desenvolvimento da Produção/MDIC. Faz parte dos principais Conselhos Consultivos e de Administração relacionados à política de inovação no Governo Federal. Antes de ingressar no Ministério atuou em consultoria estratégica e fundo de investimento em empresas de alta tecnologia (venture capital).

Foto CRISTIANO ROCHA HECKERT

CRISTIANO ROCHA HECKERT

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Titular
Indicado em junho de 2015

Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (MP) desde fevereiro de 2015. Servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), é graduado, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Antes de assumir a SLTI, Heckert foi secretário de Gestão Estratégica no Conselho Nacional do Ministério Público. Anteriormente, ocupou o cargo de diretor do departamento de infraestrutura de serviços de rede na SLTI e também já atuou nos Ministérios da Integração Nacional, Pesca e Aquicultura e Comunicações, além de possuir experiência na iniciativa privada.

RODRIGO ZERBONE LOUREIRO

Agência Nacional de Telecomunicações

Titular
Indicado em dezembro de 2015

Advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Poder Executivo Federal. Trabalhou como assessor no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na Casa Civil da Presidência da República e na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foi consultor jurídico do Ministério das Comunicações e vice-presidente do Conselho Consultivo da Anatel. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Anatel, Presidente do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST) e Presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED).

Foto LUIZ ALBERTO DE FREITAS B. HORTA BARBOSA

LUIZ ALBERTO DE FREITAS B. HORTA BARBOSA

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Titular
Indicado em agosto de 2014

Economista com especialização em Engenharia Econômica e Administração Financeira pelo ICAT/UDF, classificado para o mestrado no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde UFRGS/UFSM/FURG. Já atuou como analista de C&T do CNPq, Diretor de C&T da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal, Diretor de Administração da Capes/MEC, Assessor de Acompanhamento e Avaliação do MCTI e Diretor Executivo Adjunto da Fulbright. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do CNPq.

FRANCILENE PROCÓPIO GARCIA

Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação

Titular
Indicada em junho de 2015

Cientista da computação com doutorado em Engenharia Elétrica, é Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Paraíba e Presidente do Consecti, Conselheira do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e Diretora Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Anteriormente já atuou como Presidente Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

Representante de Notório Saber em Assunto da Internet
Foto DEMI GETSCHKO

DEMI GETSCHKO

Representante de notório saber em assunto da Internet

Titular
Indicado em novembro de 1995, agosto de 2002, novembro de 1999, janeiro de 2004, janeiro de 2008, janeiro de 2011 e julho de 2014

Presidente do NIC.br. É formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pela qual também é mestre e doutor. Foi o responsável pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991. Integra o CGI.br desde 1995 e já foi membro eleito do conselho da ICANN por dois mandatos.

Representantes do Setor Empresarial
Foto EDUARDO FUMES PARAJO

EDUARDO FUMES PARAJO

Provedores de acesso e conteúdo da Internet

Titular
Eleito em fevereiro de 2011 e reeleito em julho de 2014

Iniciou no mercado de provimento de acesso e serviços Internet em 1996, e desde abril de 2007 é presidente da ABRANET, onde exerce o cargo pelo segundo mandato consecutivo até 2011.

Foto EDUARDO LEVY CARDOSO MOREIRA

EDUARDO LEVY CARDOSO MOREIRA

Provedores de infraestrutura de telecomunicações

Titular
Eleito em fevereiro de 2011 e reeleito em julho de 2014

Engenheiro Eletricista e de Telecomunicações pela PUC-RJ, ocupou cargos na Telerj, Telebrás e Embratel. É o atual Diretor Executivo do SINDITELEBRASIL.

Foto HENRIQUE FAULHABER

HENRIQUE FAULHABER

Indústria de bens de informática, de bens de telecomunicações e de software

Titular
Eleito em setembro de 2004, reeleito em janeiro de 2008, fevereiro de 2011 e julho de 2014

Matemático pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) com Mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ), quando passou a atuar no setor de informática e telecomunicações. Atualmente, é diretor da empresa Calandra Soluções , diretor do TI Rio (Sindicato de Empresas de Informática do RJ) , e membro do Conselho Nacional de Politica Cultural do MinC . Já foi colunista do jornal "Valor Econômico", e das revistas "PC Mundo" e "Info".

Foto NIVALDO CLETO

NIVALDO CLETO

Setor empresarial usuário

Titular
Eleito em janeiro de 2008, reeleito em Julho de 2014

Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Engenheiro de Operação Eletrotécnico pela Faculdade Mackenzie, Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Sócio da Nivaldo Cleto Contadores Associados SS Ltda, da TARC Autoridade Certificadora e Serviços de Certificação. Digital Ltda, Vogal da Junta Coml do Est. de SP - Representante da União, Perito Judicial, Presidente da Associação das Autoridades de Registro Do Brasil. Já atuou como Coord. do Proj. da Nova Identidade do Prof. da Contabilidade pelo CFC, Coord. do Grupo Nacional da Massificação da Certificação Digital pelo CFC, ITI, Câmara E.net e outras entidades. Foi colunista para Revista da FENACON, Diretor de Tecnologia e Negócios da FENACON e Diretor do AESCON-SP/SESCON-SP.

Representantes do Terceiro Setor
Foto CARLOS ALBERTO AFONSO

CARLOS ALBERTO AFONSO

Terceiro setor

Titular
Eleito em julho de 1995 e abril de 2003, eleito em junho de 2007, reeleito em fevereiro de 2011 e julho de 2014

Estudou engenharia na Poli-USP e é mestre em Economia pela York University do Canadá, onde cursou o doutorado em Pensamento Social e Político. Foi diretor de tecnologia e planejamento da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS) e é consultor do Instituto Nupef. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento da Internet no Brasil, ao criar o Alternex em 1987 como um sistema de troca de mensagens experimental para entidades civis, que viria a evoluir para o primeiro provedor de serviços de Internet do país em 1989. Em 1995, enquanto era um dos diretores do IBASE, trabalhou para a criação do CGI.br, para o qual também foi indicado como membro. Em 2003, participou da proposta de reestruturação do Comitê, com a votação por um colégio eleitoral dos 11 representantes não-governamentais.

Foto FLÁVIA LEFÈVRE GUIMARÃES

FLÁVIA LEFÈVRE GUIMARÃES

Terceiro setor

Titular
Eleita em Julho de 2014

Conselheira da PROTESTE (Associação de Consumidores), membro do conselho consultivo da ANATEL, representando consumidor (2006-2009), membro do conselho diretor do ILUMINA (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético SP) e membro da Diretoria de Infraestrutura em Telecomunicações da FIESP. Mestre em Processo Civil pela PUC-SP. Publicou “Desconsideração da Personalidade Jurídica no Código do Consumidor – Aspectos Processuais”, Editora Max Limonad, 1998; “A Proteção ao Consumidor de Serviços Públicos”, Editora Max Limonad, 2001 e “Direito e Regulação no Brasil e nos EUA”, organizado por Marcelo Figueiredo, Editora Malheiros, 2004.

Foto PERCIVAL HENRIQUES DE SOUZA NETO

PERCIVAL HENRIQUES DE SOUZA NETO

Terceiro setor

Titular
Eleito em fevereiro de 2011 e reeleito em julho de 2014

Físico e bacharel em Direito, foi diretor técnico do Inmetro/Imeq na Paraíba e é especialista em gestão pública. Atualmente, exerce a presidência da Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID.

Foto THIAGO TAVARES NUNES DE OLIVEIRA

THIAGO TAVARES NUNES DE OLIVEIRA

Terceiro setor

Titular
Eleito em Julho de 2014

Bacharel em Direito, Administração e mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pela UFBA. É professor de Direito da Informática, Tecnologia e Sociedade e Teoria dos Direitos Humanos na PUC-BA desde 2005, quando fundou a SaferNet Brasil. Thiago tem 11 anos de experiência comprovada em vários temas de Governança da Internet. A convite da Harvard Law School, integra desde 2010 o grupo de pesquisa Youth on Developing Countries e colabora com relatórios do UNICEF, da UNODC e da OEA. Seus trabalhos sobre Direitos Humanos na Web já foram apresentados em 27 países, incluindo as sete últimas edições do IGF. É membro titular da Câmara Técnica “Direitos e Segurança” do CGI.br.

Representantes da Comunidade Científica e Tecnológica
Foto FLÁVIO RECH WAGNER

FLÁVIO RECH WAGNER

Comunidade científica e tecnológica

Titular
Eleito em janeiro de 2008, reeleito em fevereiro de 2011 e julho de 2014

Pós-doutor pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble e pela Université de Grenoble I, da França. Doutor em Informática pela Universidade de Kaiserslautern, Alemanha, graduou-se e obteve o título de mestre pela UFRGS. Atualmente, é professor titular do Instituto de Informática e Diretor do Parque Científico e Tecnológico da mesma instituição. Foi presidente e ocupou diversas outras funções na diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Participou do comitê da área de Computação na CAPES e, por dois mandatos, do comitê assessor de Ciência da Computação no CNPq. É pesquisador da área de Engenharia da Computação e atua principalmente no projeto de hardware e software de sistemas eletrônicos embarcados.

Foto LISANDRO ZAMBENEDETTI GRANVILLE

LISANDRO ZAMBENEDETTI GRANVILLE

Comunidade científica e tecnológica

Titular
Eleito em janeiro de 2008, reeleito em fevereiro de 2011 e julho de 2014

Pós-doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Twente, Holanda. Obteve o título de graduação, mestrado e doutorado no Instituto de Informática da UFRGS, onde hoje é professor adjunto. Já foi diretor-executivo do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC) e atualmente é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), vice-chair do IEEE Committee on Network Operations & Management (CNOM) e vice-chair do Network Management Research Group (NMRG) do Internet Research Task Force (IRTF). É especialista na área de Gerência de Redes de Computadores e pesquisa principalmente temas relacionados à Virtualização de Redes, Gerenciamento de Serviços de TI, Sistemas Peer-to-Peer, Serviços Web e Visualização e Gerência de Redes.

Foto MARCOS DANTAS LOUREIRO

MARCOS DANTAS LOUREIRO

Comunidade científica e tecnológica

Titular
Eleito em Julho de 2014

Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ onde é membro do Programa de Pós Graduação e prof. colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/MCT. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, já exerceu as funções de Sec. de Educação a Distância do MEC, Sec. de Planejamento e Orçamento do Ministério das Comunicações. Foi representante do Poder Executivo no Conselho Consultivo da Anatel, representante do MEC no Conselho Deliberativo e no Comitê Gestor do Programa TV Digital, representante do Governo no CGI.br em 2003. É diretor de Relações Institucionais do Cap. Brasil da União Latino-Americana de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura.

Secretário Executivo
Foto HARTMUT RICHARD GLASER

HARTMUT RICHARD GLASER

Secretário Executivo

Titular

Físico formado pelo atual Instituto de Física da USP (1967) e mestre pela Escola Politécnica da USP. Foi diretor administrativo e financeiro do Laboratório de Microeletrônica (1972-1990), chefe de gabinete e assessor do diretor da Poli/USP (1989-1994), assim como coordenador do Programa de Modernização Tecnológica da Informática Administrativa da USP (1994-1996). Na Fapesp, exerceu os cargos de assessor do diretor-presidente (1996-2004) e de coordenador da Rede Acadêmica do Estado de São Paulo - Projeto Rede ANSP (1996-2002). Participa da diretoria do LACNIC como tesoureiro e do Conselho de Endereços da Organização de Apoio a Endereços (ASO) da ICANN.