Novo Comitê Gestor realiza sua primeira reunião


01 DEZ 1999



Qualidade e objetividade serão premissas que nortearão trabalho do Comitê

Os novos membros do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) se reuniram na quinta-feira passada pela primeira vez desde a posse, no dia 23 do mês passado. No encontro, que aconteceu em São Paulo, começaram a ser delineadas as novas diretrizes de trabalho da entidade.

O coordenador do CGI.br, Ivan Moura Campos, reforçou a necessidade de fazer com que as ações em prol da comunidade Internet sejam ainda mais efetivas e objetivas. "Precisamos buscar a qualidade nas nossas ações", comentou. Moura Campos ressaltou que esta nova composição está mais livre para atuar, uma vez que as entidades - do Governo aos usuários - ali representadas são "muito mais .com", como ele próprio define.

Um primeiro passo dado para que isso se concretize é o empenho direto dos novos membros sobre os atos dos grupos de trabalho (GTs) existentes (Recursos Humanos, Segurança e Engenharia de redes). O ponto de partida será a próxima reunião do CGI.br, marcada para o dia 13 de janeiro, no Rio, onde os integrantes dos GTs apresentarão as ações realizadas em cada uma da áreas até aquela data.

Além disso, novos grupos deverão ser criados para atender melhor às diversas áreas que abrangem a Rede mundial. "Temos que vislumbrar, por exemplo, a área de comércio eletrônico, uma das que mais cresce. O problema é que muitos não estão devidamente preparados para esta realidade", disse o representante da comunidade empresarial, Cássio Vecchiatti. Na prática, Vecchiatti propõem que ser crie meios para dar treinamento e transmitir conhecimento aos empresários sobre como operacionalizar as relações comerciais pela Internet, além de somar esforços com outros segmentos que já estão tratando do assunto.

Ao fim da reunião, os membros receberam a visita dos integrantes do LACNIC, organização criada em outubro e que cuidará da distribuição de blocos de números IP na América Latina e Caribe. O Brasil, que é sede provisória da entidade, está representado em seu board pelo membro do CGI.br, Demi Getschko.

PERFIL

O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) foi criado a partir da necessidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país e com o objetivo de assegurar qualidade e eficiência dos serviços ofertados, assegurar justa e livre competição entre provedores e garantir a manutenção de adequados padrões de conduta de usuários e provedores.

O CGI.br tem como atribuições principais:
  • fomentar o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil;
  • recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a Internet no Brasil;
  • coordenar a atribuição de endereços Internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de espinhas dorsais;
  • coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet.
Jornalista responsável
Gustavo Sousa Jr.
Telefone: (061)922-5006
E-mail: gustavo@cgi.br
Na Internet: www.cgi.br