Nasce a iniciativa NETmundial e a comunidade da Internet global é convidada para participar


06 NOV 2014



Seis meses depois da histórica reunião NETmundial em São Paulo, a comunidade da Internet global é convidada para participar da Iniciativa multissetorial NETmundial, plataforma para impulsionar soluções bottom-up, baseadas na colaboração para um ecossistema distribuído de governança da Internet.

Propiciada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pela Corporação para Atribuição de Nomes e Números da Internet (ICANN), em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF), a Iniciativa vai promover uma maior coordenação e cooperação entre as partes interessadas, promovendo a Internet como um recurso compartilhado, neutro e global para a solidariedade humana e o progresso econômico.

A comunidade da Internet global está convidada para continuar melhorando o marco atual de governança da Internet garantindo o pleno envolvimento de todas as partes interessadas nas suas respectivas funções e responsabilidades com base nos Princípios e Roteiro (Principles and Roadmap) elaborados em São Paulo. Os esforços para identificar soluções baseadas na colaboração, adequadas para os desafios do Século XXI, vão ter o suporte e a facilitação de uma plataforma online dentro do site www.netmundial.org.

"Isto baliza o início dos esforços para impulsionar o espírito de cooperação de São Paulo para resolver questões de maneiras tangíveis. A Iniciativa vai colocar sob os holofotes a essência do modelo multissetorial, reconhecendo-o como um mecanismo essencial para fazer com que a elaboração de políticas e a governança da Internet global avancem,” disse Virgilio Augusto Fernandes Almeida, Secretário de Política de Informática do MCTI e membro do CGI.br.

A Iniciativa NETmundial vai usar mecanismos de crowdsourcing para aglutinar as partes interessadas e propiciar a inovação irrestrita para criar e fornecer elementos facilitadores e soluções de governança da Internet distribuída. O foco está em propiciar a cooperação global de tal maneira que soluções para uma governança da Internet distribuída possam ser amplamente divulgadas e adotadas mediante abordagens livremente acopladas e baseadas na coordenação. As soluções presentes na Iniciativa podem ser adotadas por organizações ou nações à discrição.

"O diálogo é essencial e vai permanecer desse jeito. No entanto, a comunidade global está agora pronta para a ação. A Iniciativa NETmundial canaliza as energias da comunidade global para fornecer elementos facilitadores e soluções práticas de governança da Internet para solucionar as necessidades imediatas - especialmente para o crescente número de questões sobre políticas relativas ao uso da Internet no espaço global," explicou Fadi Chehadé, presidente e CEO da ICANN. "Por exemplo, um mecanismo de mapeamento de soluções é necessário, com urgência, para ajudar as partes interessadas - especialmente nos países em desenvolvimento - a encontrar seus caminhos através do ecossistema distribuído, enquanto a formulação de uma solução policêntrica vai ajudar a resolver a quantidade cada vez maior de questões que vão desde a ciber-segurança até a privacidade dos usuários".

As atividades da Iniciativa NETmundial não têm o intuito de substituir, mas de complementar os esforços do IGF e de outros fóruns e organizações. A Iniciativa está focada em recursos para formular soluções para os problemas identificados mediante esses diálogos multissetoriais.

O professor Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, destacou a importância de fazer avançar a governança da Internet para a comunidade global, observando que “existe a necessidade de contar com uma cooperação internacional mais profunda para a Internet alcançar seu pleno potencial como propiciadora do crescimento econômico e do potencial humano. A plataforma da Iniciativa NETmundial vai ser um bem público mundial. Será um espaço para compartilhar expertise, ideias e recursos de governança da Internet de maneira mais eficiente, auto organizada, em benefício de todos".

A Iniciativa vai ter um Conselho de Coordenação multissetorial diversificado, que vai formar-se mediante um processo bottom-up, seguindo uma abordagem similar à adotada para a reunião NETmundial de São Paulo, para poder garantir que todas as atividades da Iniciativa NETmundial sejam levadas a cabo segundo o espírito dos Princípios da NETmundial. A reunião pública inaugural do Conselho de Coordenação ocorrerá em janeiro de 2015.

A Iniciativa NETmundial convoca a fazer nomeações para o Conselho de Coordenação até 6 de dezembro de 2014. Com o apoio da comunidade, o Conselho de Coordenação deverá estar funcionando o antes possível em 2015 para começar a gerar soluções práticas para a comunidade global em 2015. A Iniciativa também convoca a encaminhar propostas e ideias iniciais baseadas no roteiro da NETmundial São Paulo, elaborado pela comunidade em forma consensual.

A Iniciativa NETmundial continua a ser um processo interativo e só pode evoluir através do amplo envolvimento das partes interessadas do mundo inteiro. Todos os indivíduos interessados são encorajados a fornecer comentários e ideias para propulsionar os princípios e o roteiro elaborados pela comunidade mundial na reunião NETmundial em São Paulo. Para mais informações, visite: www.netmundial.org.

Sobre o CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Acerca da ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN coordena esses identificadores únicos no mundo inteiro. Sem essa coordenação não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN, lançada em 1998, é uma corporação para o benefício público e sem fins lucrativos, com participantes de todo o mundo, dedicada a manter uma Internet segura, estável e interoperável. A ICANN promove a concorrência e desenvolve uma política para os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla conteúdos na Internet. Não pode deter o spam nem trata questões sobre o acesso à Internet. Porém, através de sua função de coordenação do sistema de nomeação da Internet, ela tem uma influência importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.

Acerca do WEF

O World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial) é uma instituição internacional comprometida com melhorar o estado do mundo mediante a cooperação público-privada com base no espírito da cidadania mundial. Trabalha com líderes empresariais, políticos, acadêmicos e de outros setores da sociedade para dar forma às agendas globais, regionais e industriais. Incorporado como uma fundação sem fins lucrativos em 1971 e com sede central na Genebra, Suíça, o Fórum é independente, imparcial e não está ligado a nenhum interesse. Coopera estreitamente com todas as principais organizações internacionais (www.weforum.org).

Para consultas, entre em contato enviando um e-mail a secretariat@netmundial.org.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Claudia Hercog – Analista de Comunicação – claudia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos