Lançado programa para incentivar participação de jovens no IGF 2015


17 JUL 2015



O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a Internet Society (ISOC) lançam nesta sexta-feira (17) o programa Youth@IGF, que busca fortalecer a participação e o protagonismo dos jovens durante o 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), que será realizado de 10 a 14 de novembro em João Pessoa (PB). Voltado para pessoas de 18 a 25 anos da região da América Latina e Caribe, o programa é composto por curso online, trilhas de discussão e bolsa de participação para o Fórum. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 27/07 por meio do sítio: http://igf2015.br/pt-BR/program-youth-igf/.

 O Youth@IGF foi lançado durante o encerramento do V Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro 2015, que aconteceu em Salvador (BA) nessa quarta, quinta e sexta-feira. O programa nasceu da resolução do CGI.br, que criou um Grupo de Trabalho de Fomento à Participação de Jovens da América Latina no IGF, e teve inspiração no trabalho bem-sucedido realizado por programas nacionais e internacionais, a exemplo do NetMission.asia, INSAFE, Dínamo e SaferNet Brasil, que juntamente com as empresas Google, Intel e Yahoo! manifestaram interesse em participar e apoiar a iniciativa.

A primeira fase do Youth@IGF prevê a realização de Curso online e irá contar com a experiência do CGI.br e da ISOC na capacitação em temas de governança da Internet. Serão selecionados 120 participantes para o curso que será ministrado em português, inglês e espanhol e terá a duração de quatro semanas. Os módulos abordados serão introdução à governança; atores e grupos de interesse; infraestrutura, padrões e protocolos; princípios.

Todos os participantes da primeira fase do programa serão convidados a escolher uma das três trilhas de discussão para aprofundar o conhecimento: inovação e empreendedorismo, privacidade e segurança e governança da Internet. Dentre os alunos do curso, serão escolhidos 60 jovens que demonstraram liderança, comprometimento e dedicação, para receber uma bolsa de participação para o IGF Brasil 2015. Haverá atividades específicas no local do evento, incluindo encontros regulares para acompanhamento das atividades do grupo e apoio de mentores. A bolsa inclui os custos de viagem, alimentação e acomodação.

Sobre o IGF

Coordenado pela ONU, o IGF é um fórum multissetorial, democrático e transparente, que viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. O evento deste ano trará o tema 'Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável', apoiado por oito subtemas que irão enquadrar as discussões do encontro de João Pessoa: cibersegurança e confiança, economia da Internet, inclusão e diversidade, abertura de acesso, reforçando a cooperação multissetorial, Internet e os direitos humanos, recursos críticos da Internet e questões emergentes.

Além do incentivo à participação de jovens latino-americanos com o programa Youth@IGF, o CGI.br participa da realização do fórum com a produção logística, oferecendo toda infraestrutura necessária, e com uma participação ativa no Multistakeholder Advisory Group (MAG), que assessora o secretário-geral da ONU e contribui para a organização do IGF. O Brasil será o único país a hospedar o IGF em duas ocasiões até hoje, sendo a primeira no Rio de Janeiro, em 2007.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br

Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br