Inscrições abertas para a V Semana da Infraestrutura


23 NOV 2015



Evento reunirá especialistas, acadêmicos e estudantes de tecnologia da informação

Para apresentar as características dos pontos de troca de tráfego, acompanhar a implementação do IPv6 e conhecer as tendências na área de tecnologia, engenharia e segurança de redes, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), realiza a V Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil. O evento é gratuito, acontece em São Paulo de 07 a 11 de dezembro e recebe as inscrições por meio do sítio: http://nic.br/semanainfrabr/.

Três grandes tópicos compõem a agenda da V Semana de Infraestrutura: o IX (PTT) Fórum 9 - Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil, o VI Fórum Brasileiro de IPv6 e as Reuniões Conjuntas GTER40/GTS26 (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes e Grupo de Trabalho em Segurança de Redes). Também como parte da programação, a 10ª Conferência do Ciclo "CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet" irá discutir o princípio da inimputabilidade da Rede.

“A Semana de Infraestrutura será um momento para discutir conquistas importantes, como a marca de 1 Tb/s de tráfego trocado no IX.br e a crescente ascensão do IPv6 no Brasil, além de trocar experiências e boas práticas. Será também uma oportunidade de planejar o próximo ano e discutir com a comunidade técnica os desafios atuais e futuros”, avalia Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

IX (PTT) Fórum 9

Evento inaugural da V Semana de Infraestrutura, o IX (PTT) Fórum 9, acontece nos dias 7 e 8 de dezembro (segunda e terça-feira) e terá apresentações de estudos de casos, palestras e debates, além do Beer & Gear & Peer, que traz a possibilidade de relacionamento com grandes empresas e associações do setor. Listado entre os maiores pontos de troca de tráfego do mundo, o IX.br oferece e mantem a infraestrutura necessária para a interconexão direta entre redes Internet. Ao todo 907 ASNs estão presentes, em 25 localidades de todas as regiões do Brasil.

VI Fórum Brasileiro de IPv6

O Fórum Brasileiro de IPv6 chega a sua sexta edição promovendo o encontro entre empresas, provedores de acesso e conteúdo, fabricantes de equipamentos, academia e Governo para debater os avanços e desafios na adoção do novo protocolo no Brasil. A porcentagem de utilização de endereços IPv6 no Brasil passou dos 7% e segue em crescimento. Maior evento sobre IPv6 do País, o Fórum será realizado no dia 9 de dezembro (quarta-feira) e tem a proposta de apresentar e debater o cronograma de ações para implantação do protocolo.

GTER e GTS

Os dois últimos dias da V Semana de Infraestrutura, 10 e 11 de dezembro (quinta e sexta-feira), estão reservados para a 40ª Reunião do GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes), e para a 26ª Reunião do GTS (Grupo de Trabalho em Segurança de Redes). O GTER e o GTS são grupos de trabalho voluntários, que se reúnem presencialmente duas vezes por ano desde 1994, para discutir e compartilhar informações sobre aplicações e experiências que envolvem o setor de tecnologia de engenharia e segurança de redes no Brasil.

Os três eventos que compõem a Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil contam com as cotas de patrocínio platina da Abranet e NTT.

Agenda:
V Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil

Data: De 07 a 11 de dezembro
Local: Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Jardim das Acácias, São Paulo – SP
Inscrições: http://nic.br/semanainfrabr/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br