CGI.br e NIC.br compartilham boas práticas durante programação do IGF 2015


29 OUT 2015



Mais de duas mil pessoas se inscreveram no evento que acontecerá de 10 a 13/11 em João Pessoa

Membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) estarão reunidos a partir do dia 10 de novembro, em João Pessoa (PB), com representantes das mais diferentes nacionalidades e setores da sociedade no décimo encontro do Fórum de Governança da Internet (IGF na sigla em inglês). O evento chega em 2015 ao final do segundo mandato de cinco anos conferido pela Assembleia Geral da ONU, e terá o Brasil como sede pela segunda vez – a primeira foi no Rio de Janeiro, em 2007.

O CGI.br participa do Multistakeholder Advisory Group (MAG), que assessora o Secretário-Geral da ONU na organização do fórum, e está encarregado, juntamente ao NIC.br, da produção logística que oferecerá a infraestrutura necessária para a realização do IGF. Além disso, ambos tomarão parte nas discussões que, este ano, serão pautadas pelo tema Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável, em mais de 100 debates entre sessões principais, workshops e atividades paralelas.

“Participamos intensamente do IGF desde o início e, este ano, com a realização do evento no Brasil, não poderia ser diferente. É com grande entusiasmo que contribuímos com um fórum desta magnitude, por seu caráter aberto e pela possibilidade de troca de experiências e boas práticas para maximizar as oportunidades na Internet, solucionar riscos e apontar desafios. Para nós, o envolvimento e diálogo entre pessoas de diferentes setores e nacionalidades é fundamental para inspirar políticas públicas efetivas que beneficiem o maior número possível de pessoas”, afirma Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br.

As discussões do IGF 2015 serão divididas em subtemas como Cibersegurança e Confiança; Economia da Internet; Inclusão e Diversidade; Abertura; Aprimorando a Cooperação Multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos Críticos da Internet; e Questões Emergentes. Os especialistas do NIC.br e CGI.br integrarão alguns workshops sobre aspectos políticos e sociais inerentes à governança, como elaboração de pesquisas que orientem políticas públicas, e questões técnicas envolvendo a infraestrutura de redes, acessibilidade na Web. Participarão também de sessões sobre alocação de espectro, a transição do IPv6 e a sustentabilidade de pontos de troca de tráfego.

Outras questões em que NIC.br e CGI.br estão envolvidos abordam propostas para ampliar a cooperação entre os atores da América Latina e Caribe, reflexões sobre as práticas multissetoriais para o desenvolvimento sustentável e impactos da sociedade civil na governança global da Internet. O tópico “segurança na rede” será contemplado em discussões sobre como restaurar a confiança no ambiente digital e administrar os riscos para o desenvolvimento da Internet.

A programação completa pode ser consultada no sítio: http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule.

Participantes

O evento contará com a presença de mais de dois mil participantes inscritos entre representantes de Governos, empresas, academia, sociedade civil e especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet. As inscrições online foram encerradas, mas o IGF também terá espaço para participação remota.

Agenda
10º Fórum de Governança da Internet – IGF 2015

Data: de 10 a 13 de novembro de 2015
Local: Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima
Rodovia PB-008, Km 5, s/n - Polo Turístico Cabo Branco, João Pessoa – PB
Credenciamento para imprensa: https://www.intgovforum.org/cms/igf2015-media-registration
Programação: http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br