CGI.br abre inscrições para Curso Intensivo da EGI


26 ABR 2016



Programa abordará temas como o Marco Civil da Internet, neutralidade da rede, segurança da informação e proteção de dados pessoais


A Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI), concebida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e organizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), abre nessa terça-feira (26) as inscrições para a turma de 2016 do seu Curso Intensivo. O programa ofertará 35 vagas e é voltado a todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos acerca das dinâmicas, tensões e atores que compõem as discussões sobre a construção da Internet no Brasil e no mundo. A participação é gratuita e o evento acontecerá em São Paulo, entre os dias 31 de julho e 5 de agosto deste ano.

Os interessados devem fazer a inscrição no portal da EGI (https://egi.nic.br/), preencher o formulário, enviar currículo e produzir um texto de uma página sobre temas relacionados à Governança da Internet dentro de sua área de atuação. Além da análise das informações recebidas, o processo seletivo obedecerá aos critérios de distribuição geográfica, setorial e de gênero dos candidatos. Em 2014, a primeira turma recebeu 200 inscrições para 35 vagas. Na edição de 2015, foram 104 para a mesma quantidade de vagas.

“Estamos presenciando um momento crítico do debate que irá estruturar o ambiente legal e regulatório da Internet no Brasil. A EGI é o espaço para a formação e atualização do conhecimento de interessados das mais diversas áreas, que posteriormente poderão contribuir de forma qualificada com esses debates”, destaca Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

De acordo com Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br, a diversidade de opiniões é fundamental para a Internet. “Esperamos que formuladores de políticas públicas, empresários, acadêmicos, membros da comunidade técnica e de organizações da sociedade civil que atuam com temas relacionados à Internet componham o grupo de alunos da escola”, declara.

O corpo docente conta com professores como Carlos A. Afonso, diretor do Instituto Nupef, membro do conselho do CGI.br e presidente do capítulo brasileiro da Internet Society; Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br; Cristine Hoepers, gerente do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br); Antônio Moreiras, gerente do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações (Ceptro.br); Danilo Doneda, advogado e consultor do Ministério da Justiça, e Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) entre outros.

As inscrições ficarão abertas até o dia 6 de junho e a lista dos aprovados será divulgada no dia 1 de julho. As aulas totalizarão 40 horas de atividade, distribuídas em seis dias, com início no domingo, dia 31 de julho.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br