CGI.br

Ir para o conteúdo

Reuniões Realizadas em 2007

Reunião de 28 de setembro de 2007

Local: Sede do NIC.br - São Paulo - SP

0. Abertura

A reunião foi aberta e coordenada pelo Augusto Gadelha com a participação dos seguintes membros:


Convidados:


Assessores:


A pauta de reunião foi aprovada, procedendo-se de imediato ao início dos trabalhos.

1. Brasil Telecom X UOL
Foi comentada a sentença do juiz da 3ª Vara Federal de Bauru determinando que a Telefônica deixe de exigir que os usuários do serviço de banda larga Speedy de todo o Estado de São Paulo contratem paralelamente um provedor de acesso. Passou-se à discussão, sendo deliberado que o CGI.br acompanhará o tema.


2. Comissões de Trabalho
a) CT-Conteúdos: Foi relatado o evento de assinatura do Memorando de Intenções de Cooperação em Projetos de Conteúdos Digitais, realizado na presença do Ministro da Cultura Gilberto Gil, do coordenador do CGI.br, Augusto Gadelha, e do coordenador da CT-Conteúdos, Henrique Faulhaber, além de representantes do MEC, do IBICT, entre outros. O documento foi encaminhado à Centro de Língua Portuguesa (CLP) e a países lusófonos em formato de carta para que seja assinado durante o IGF. Foram destacados futuros projetos da CT, entre eles o levantamento dos acervos culturais já existentes ‘on line’, o desenvolvimento de uma plataforma livre para produtos educacionais, e uma ferramenta de busca integrada a uma solução de ‘streaming’ de áudio e vídeo para divulgação da produção áudio-visual nacional.

b) CT-Regulação: Foi relatada análise preliminar das propostas para consultoria externa recebidas, sendo deliberado que haverá uma apresentação presencial das propostas na véspera da próxima reunião.


3. Palestra
Foi realizada palestra do representante do Conselho da Europa que promove a Convenção de Cibercrimes de Budapeste de 2001, intitulada “The Convention on Cybercrime. What benefits for Brazil ?”, descrevendo os compromissos assumidos na Convenção de Budapeste e seus eventuais benefícios para o Brasil. Passou-se à discussão, sendo destacada a questão fundamental sobre o limite entre “liberdade de expressão, privacidade e direitos civis” e os mecanismos de prevenção e monitoração de crimes cibernéticos. Foi destacado que o CGI.br, através do CERT.br, vem promovendo boas práticas de segurança, estudando e divulgando estatísticas de malware.


4. Informações do NIC.br
Foi relatado que o NIC.br não foi escolhido na concorrência para a portabilidade numérica e que será solicitado à ABR Telecom esclarecimentos sobre os critérios de seleção e sobre a transparência do processo.  Foi relatado o anúncio em 27 de setembro da redução da anuidade dos Domínios de Primeiro Nível (DPN) <.nom.br> para pessoas físicas, de R$ 30,00 para o equivalente a R$ 10,00, e o início da ‘multianualidade’, ou seja, a possibilidade de se registrar ou renovar um domínio por períodos de até 10 anos para todos os DPNs.


5. Outros assuntos


6. IGF - Internet Governance Fórum
Foi apresentado relato sobre a logística do evento, informando que estão bem encaminhados os temas relacionados à segurança, transporte, alimentação e acesso à internet, que será garantido em toda a área do hotel sede da reunião. Foi informado que haverá uma cerimônia de abertura com autoridades locais e uma sessão de abertura com a presença de autoridades internacionais.

Nada mais havendo a registrar, o coordenador encerrou a reunião.